Geral
Estagiária do Sebrae em Delmiro vence o Prêmio IEL de Estágio 2016
Na noite da última quarta-feira (05), estudantes, empresários e representantes de universidades estiveram reunidos, na Casa da Indústria, para a solenidade de entrega do Prêmio Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Estágio 2016, criado com a finalidade de incentivar as empresas a buscarem excelência em seus Programas de Estágio. Isabelle Araújo, estagiária do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia, foi a grande vencedora na categoria ‘Estagiário Destaque’. A premiação também contou com as categorias ‘Instituição de Ensino’ e ‘Empresa Destaque (Micro e Pequenas Empresas)’.
Na categoria ‘Instituição de Ensino’, o primeiro lugar ficou com a Faculdade Estácio/FAL, e o segundo com a Faculdade Pitágoras. Na categoria ‘Empresa Destaque (Micro e Pequenas Empresas)’, o primeiro lugar ficou com a Análise Assessoria Contábil, o segundo com a LOG Estratégia, Desenvolvimento e Gestão e o terceiro lugar com a Central das Impressoras.
Já na categoria ‘Estagiário Destaque’, o segundo colocado foi Alexandro Tenório de Oliveira, aluno do oitavo período do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e estagiário da LOG Estratégia; e o terceiro colocado foi Yeshua Leandro Bittencourt, aluno do curso de Jornalismo da Ufal e estagiário da Eletrobrás.
A primeira colocação garantiu a Isabelle Araújo, estagiária do Sebrae em Alagoas que cursa o nono período da Faculdade de Engenharia de Produção da Ufal, Campus Sertão, em Delmiro Gouveia, um troféu, um certificado e um notebook. A estudante falou sobre a sensação de vencer o prêmio e sobre o trabalho que desempenhou na empresa.
“Estou muito feliz por ter recebido esse prêmio, que também é de toda a equipe do Sebrae em Delmiro, pois todo mundo contribuiu. Trabalhei lá dando suporte na parte de catalogação e monitoramento de materiais de consumo e capacitação. Graças à abertura que o Sebrae me deu, pude aplicar, na prática, assuntos que vi em sala de aula. Com a ajuda de todos, contribuí bastante para melhorar o local de trabalho”, afirma Isabelle.
O 1º lugar no Prêmio IEL também marca o fim de um ciclo e o início de outros na vida da estudante. “Estou no 9º período do curso. Encerrei o estágio no Sebrae, já que completou um ano, e agora farei um intercâmbio no Instituto Tecnológico de Monterrey, no México. Além disso, também vou apresentar meu projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o Sebraetec. Trabalhando lá, pude perceber a importância dos programas oferecidos por eles para as empresas, por isso escolhi esse tema”, acrescenta Isabelle.
Segundo Vitor Pereira, analista do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia e supervisor do estágio de Isabelle, o prêmio ter ficado para uma estagiária da região mostra a força da instituição também no interior.
“É com muita felicidade e satisfação que vemos a nossa primeira estagiária do escritório ganhar o Prêmio IEL. Nós só temos a agradecer ao Sebrae pela oportunidade que a instituição nos dá de acrescentar algo na vida profissional dos estagiários, e também na nossa própria. Esse prêmio também evidencia a capilaridade que o Sebrae tem no interior, mostrando que a mesma oportunidade de valorização que é dada ao profissional da capital é dada ao do interior”, lembra Vitor.
Ana Elizabete Albuquerque, gerente da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) do Sebrae em Alagoas, ressaltou a importância da iniciativa, sobretudo, após o resultado obtido por uma estagiária de um Escritório Regional do Sebrae. “Esse prêmio é uma prova de que, quando a gente estimula as pessoas a darem o seu melhor, não importa se estão na capital, na Zona da Mata, no Agreste ou Sertão. Quando elas são estimuladas a fazer algo diferente para agregar valor à empresa, o resultado é esse. Nós temos 40 estagiários na casa, e todos os anos eles querem fazer algo diferente. Ficamos muito felizes de o prêmio ter saído para uma estagiária nossa de Delmiro Gouveia”, frisa Ana Elizabete.
De acordo com Hélvio Braga Vilas Boas, superintendente do IEL/AL, o prêmio é importante para reconhecer alunos, instituições e empresas que buscam os melhores resultados. “O IEL é uma instituição que prevê a competitividade empresarial e tem como missão fazer a articulação entre a universidade e os centros geradores de conhecimento. Nós utilizamos o estágio como um mecanismo de correlacionar a teoria com a prática e gerar ideias inovadoras e um processo mais produtivo que busque e resulte em propostas concretas. O Prêmio IEL é a cereja do bolo, de uma relação que se estabelece entre a instituição de ensino, a empresa e o estudante que trabalha para melhorar algum processo na empresa. A ideia é premiar quem se empenhou, fez a melhor relação com a empresa e deu resultado”, finaliza.
Fonte: Agência Sebrae Alagos