Geral
Núcleos do município promovem acesso gratuito a atividades físicas
Criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios como prevenção de problemas de saúde, estimulando uma maior qualidade de vida, o Programa Academias de Saúde é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) há três anos através dos Núcleos de Atividade Física (NAFs).
Instalados em praças, associações de moradores ou espaços cedidos pela iniciativa privada, os Núcleos são coordenados pelo setor de Práticas Corporais e Atividade Física da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (COPES) e disponibilizam à demanda crescente de participantes a realização de práticas corporais diversificadas, atividades físicas de baixo impacto, conscientização por meio de palestras e orientações nutricionais, monitorando seus resultados e incentivando hábitos saudáveis que promovam a redução dos riscos de doenças, em especial as cardiovasculares.
Com uma equipe multidisciplinar formada por educadores físicos, nutricionistas, enfermeiras e assistentes sociais capacitados para a orientação preventiva, os NAF têm entre seus usuários mais frequentes pacientes hipertensos, diabéticos e pessoas obesas ou com sobrepeso, garantindo a eles os cuidados que os usuários do SUS e a população em geral precisam, atuando em parceria com as unidades de saúde, os distritos sanitários e demais programas de saúde do município, no monitoramento do tratamento dessas doenças.
Atualmente, Maceió dispõe de um total de nove Núcleos de Atividade Física, que estão localizados em regiões como Osman Loureiro, Vergel do Lago, Feitosa, Canaã, Santo Amaro, Jacintinho, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra e Fernão Velho, beneficiando mais de 700 usuários transitórios, além de um grande número de pessoas cadastradas. O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, já garantiu junto ao Ministério, no entanto, os recursos necessários para que a capital alagoana amplie esse serviço para outros bairros, disponibilizando 12 novos NAF no município.
Confira a localização e os horários de funcionamento dos NAF do município:
|
LOCAL |
ENDEREÇO |
TURNO |
SEMANA |
|
NÚCLEO VERGEL |
Praça da Guarda, Conjto. Joaquim Leão, Vergel do Lago |
Manhã |
TER – QUA –QUI 6:00 – 10:00 |
|
Tarde |
TER – QUI 14:00- 17:00 |
||
|
FEITOSA |
Praça Nossa Senhora de Fátima, Conjto. Vale do Feitosa |
Manhã |
SEG a SEX 6:00 – 11:00 |
|
Tarde |
TER – QUI 14:00 – 18:00 |
||
|
OSMAN LOUREIRO |
Praça Osman Loureiro, Clima Bom |
Manhã |
SEG a SEX 6:00 – 10:00 |
|
Tarde |
SEG a SEX 15:00 – 17:00 |
||
|
SANTO AMARO |
Rua Ana Emília de Alencar nº 20 Fernandes Lima |
Manhã |
SEG a SEX 9:00 – 11:00 |
|
CANAÃ |
Rua Anadia Rua da COAGRO |
Manhã |
SEG a SEX 6:00 – 8:30 |
|
JACINTINHO |
Rua Maria Cecília da Rocha Em frente ao Gramadão |
Manhã |
SEG – QUA – SEX 6:00 – 10:00 |
|
Tarde |
SEG – QUA – SEX 14:00 – 17:00 |
||
|
EUSTÁQUIO GOMES |
Associação Comunitária Próximo à igreja católica |
Tarde |
SEG – QUA – SEX 14:00 – 17:00 |
|
SALVADOR LYRA |
Associação da Melhor Idade Por trás da Escola Haroldo da Costa |
Manhã |
SEG – QUA – SEX 6:00 – 12:00 |
|
FERNÃO VELHO |
Informações na UBS Edvaldo Silva |
Tarde |
TER – QUI 14:00- 17:00 |
Fonte: Ascom SMS