Geral

PM participa da abertura das festividades da padroeira de Maceió

18/08/2016
PM participa da abertura das festividades da padroeira de Maceió
A Capelania Católica da Polícia Militar, em conjunto com a Arquidiocese de Maceió, iniciou na quarta-feira (17) as comemorações alusivas à padroeira da cidade e da Arquidiocese de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres.
Ao som do Coral São Jorge, integrantes do Exército Brasileiro e da PMAL saíram em procissão da Capela de São Jorge, no Quartel do Comando Geral (QCG), transportando a bandeira da festa para a Catedral Metropolitana, marcando assim o início do novenário que prepara o dia 27, dia da padroeira. Ao chegar à catedral, o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, iniciou a cerimônia de hasteamento da bandeira, símbolo de Nossa Senhora dos Prazeres, realizado por militares do Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz) e alunos do Curso de Formação de Praças (CFP/2016) da PMAL. Logo em seguida, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida adentrou a igreja sob os cuidados do comandante do CFAP, coronel Wellington Bittencourt, acompanhado de militares das instituições presentes na celebração eucarística. A missa foi celebrada pelo próprio arcebispo metropolitano, tendo como co-celebrantes o padre Fernando Bezerra, capelão em exercício do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada e os tenentes Epitácio Palmeira e Judá Barbosa, capelães respectivamente da PMAL e do CBMAL. “Que possamos abrir a mente e o coração para prosseguirmos a missão as nossas comunidades, famílias, lugares de trabalho cada vez mais aprofundados em nossa fé. Lembrar Nossa Senhora dos Prazeres é sempre um momento de celebrarmos a alegria de tantos trabalhos e vidas que anunciam o Evangelho e vivem a misericórdia”, afirmou Dom Antônio Muniz. Este ano o tema escolhido para as reflexões foi “Sede misericordiosos como o Pai”, versículo do Evangelho de Lucas, em preparação para o Ano da Misericórdia, promulgado pelo papa Francisco. Confira a programação completa aquihttp://bit.ly/2b2l9Dw   Origem da devoção em Maceió No início do século XIX, o povoado de Maceió já estava formado, exatamente com esse nome, pois antes era Engenho Massayó (terra alagadiça, na linguagem indígena) fundado pelo capitão Apolinário Fernandes Padilha: a atual Praça Dom Pedro II. O engenho ficava onde hoje é a Assembleia Legislativa, a casa grande, ao lado, onde é atualmente a Biblioteca Pública e a capela em louvor a São Gonçalo do Amarante, no meio do morro do Jacutinga, atrás da atual Catedral. Foram surgindo novos moradores e ocupando o espaço que o senhor de engenho destinou como patrimônio da Igreja. Num dia de intenso sol, ele estava próximo à igrejinha, olhando sua roça quando avista um navio afundando na Enseada de Jaraguá. Ajoelha-se e reza pedindo a proteção de Nossa Senhora dos Prazeres, para que o naufrágio não se consolidasse. E foi atendido. Mandou buscar uma imagem de sua protetora em Portugal e a partir daí passou a ser a padroeira de Maceió.

Fonte: Wanessa Neves/Ascom PM