Geral
Aleitamento materno: USF realiza ação no Instituto EU Mundaú
A equipe da Unidade José Bernardes Neto, que é do Programa Saúde da Família (PSF) no ABC, em Fernão Velho, realiza durante toda quinta-feira (18), uma ação especial sobre Aleitamento Materno, para as quase duas mil pessoas cadastradas no Programa. O evento acontecerá na sede do Instituto Eu Mundaú (localizado na região), a partir das 9h. Na ocasião, a sede da unidade ficará fechada, pois toda a demanda deste dia será transferida para a instituição.
No final do mês passado, a direção da unidade realizou um treinamento com os quinze profissionais que trabalham na equipe, incluindo pessoal técnico, administrativo e limpeza, para qualificá-los sobre amamentação. A unidade tem cadastrada cerca de 500 famílias.
A unidade quer se tornar uma “Unidade Amiga da Criança”, adotando os dez passos preconizados pelo Ministério da Saúde para receber o título.
A unidade conta com um grupo de gestantes que recebem orientação durante todo período do pré-natal e após o parto. Os participantes terão muitas informações e às 11h participarão de um coffee break. Gestantes e nutrizes vão receber brindes.
Doações
A equipe também realizou uma campanha de arrecadação de donativos e fraldas descartáveis para montar enxovais que vão beneficiar as gestantes do PSF da unidade José Bernardes Neto.
Além das gestantes, a unidade mantém um grupo de idosos. Os participantes recebem orientações médicas e nutricionais, tiram dúvidas sobre problemas de saúde, entre outras ações. “Queremos fortalecer a nossa equipe e resgatar o grupo de gestantes, incentivando a amamentação e cultivando hábitos saudáveis para à comunidade cadastrada no nosso PSF”, resumiu a enfermeira Suzana Franco.
Fonte: Ascom SMS