Geral

Hospital do Açúcar: audiência pública será realizada hoje (16)

16/08/2016
Hospital do Açúcar: audiência pública será realizada hoje (16)

Amanhã (16), a partir das 9h, o Ministério Público Federal em Alagoas realizará audiência pública para discutir com autoridades de saúde e sociedade a regularidade dos serviços prestados pelo Hospital do Açúcar através do SUS. A reunião será aberta ao público, que também poderá participar, sendo a quantidade limitada à capacidade do auditório.

Sob a condução da procuradora da república Roberta Bomfim, foram convidados a participar da audiência pública representantes do Hospital do Açúcar, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, associações e sindicatos dos profissionais envolvidos, além de representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Conselhos de Saúde, Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado de Alagoas.

A audiência pública visa debater a prestação de serviços do Hospital do Açúcar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população e faz parte da instrução do Inquérito Civil n. 1.11.000.001255/2015-45, instaurado para apurar notícia de que os procedimentos cirúrgicos a serem realizados no Hospital do Açúcar pelo Sistema Único de Saúde estavam suspensos desde 21 de setembro de 2015 devido a uma greve de médicos anestesiologistas, deflagrada por suposta falta de pagamento de salários.

Autoridades que confirmaram participação na audiência pública desta terça-feira:

  • Dra. Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska - Secretária de Estado da Saúde;
  • Dr. Edgar Antunes Neto, presidente do Hospital do Açúcar, acompanhado da Diretora Médica, Dra. Marta Celeste de Oliveira Mesquita, e do Diretor Administrativo Financeiro, Vanilo Soares da Silva;
  • Dra. Micheline Tenório - promotora de Justiça;
  • Dra. Edgleide Soares Castro, Chefe da SEAUD/DENASUS/AL, acompanhada das servidoras Ana Cecília Nogueira Barbosa e Geilza Menezes da Costa
  • Dra. Katharina Vidal de Negreiros Moura - Gerente de Atenção à Saúde – HUPAA
  • Dr. José Wilton da Silva, Presidente do Conselho Estadual de Saúde AL
  • Dr. Fernando de Araújo Pedrosa, Presidente do Conselho Regional de Medicina – CREMAL.
  • Dr. Deraldo Lima de Souza, coordenador de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde
  • Dra. Mônica Valéria Xavier, advogada do departamento jurídico do Sateal - Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas
  • Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas - SINEAL confirmou a presença de um representante jurídico e um representante da diretoria.
  • Conselho Regional de Medicina - COREN/AL confirmou comparecimento de um representante
  • Gabinete do Secretário Municipal de Saúde informou que o Secretário Thomaz Nonô está em viagem e quem comparecerá na audiência, provavelmente, será o Secretário-Adjunto, Dr. Antônio de Pádua.

HORÁRIO: 9h00 ÀS 12h00

LOCAL: Auditório da Procuradoria da República em Alagoas (sede do MPF/AL)

http://www.mpf.mp.br/al/hospital-do-acucar-audiencia-publica-sera-realizada-nesta-terca-feira-16

Fonte: Ascom MPF/AL