Geral

Sesau realiza encontro para discutir integração entre ensino e assistência

22/07/2016
Sesau realiza encontro para discutir integração entre ensino e assistência
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta quinta-feira (21) uma reunião para discursão do Contrato Organizativo de Ação Pública e Ensino-Saúde (Coapes). O encontro foi realizado no Memorial à República, em Jaraguá, e reuniu representantes de instituições de ensino da atenção básica da saúde e do Ministério da Saúde.
Na ocasião, a coordenadora do Programa Mais Médicos em Alagoas, Ivana Pita, ressaltou o caráter essencial que a parceria entre a Educação e a Assistência possui. “A integração entre o ensino e os serviços são imprescindíveis para a formação dos acadêmicos da área e para a população que pode contar com mais acesso aos serviços de saúde”, ressaltou Ivana Pita. O Coapes tem como meta a aprimoração da relação entre as universidades e as unidades do Serviço Único de Saúde (SUS). Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço da Sesau, Tereza Carvalho, o evento é destinado aos 23 municípios que possuem convênios com instituições de ensino e tenham interesse em mudar para o Coapes. “O contrato formaliza e organiza melhor as parcerias entre as instituições de ensino e as unidades de saúde, favorecendo as unidades de saúde, os acadêmicos e principalmente a população”, destacou Tereza Carvalho. A coordenadora reforçou que os estágios são disponibilizados para estudantes de todos os cursos da área de saúde. Tereza lembrou que o atendimento prestado nas unidades básicas é feito por uma equipe multiprofissional preparada para acolher e atender a população de forma técnica e pautada pelos princípios da humanização da assistência. “O contato com a população e a troca de experiências com os profissionais promovem uma formação completa para os estudantes”, destacou. O evento contou, ainda, com a participação da representante do Ministério da Saúde, Marina Weizenmann.  

Fonte: Fabiano Di Pace/Ascom Sesau