Geral

Seduc realiza atividades científicas com estudantes de Pão de Açúcar

21/07/2016
Seduc realiza atividades científicas com estudantes de Pão de Açúcar
Os estudantes da Escola Estadual Bráulio Cavalcante, em Pão de Açúcar, terão uma manhã diferente na sexta-feira (22), voltada à ciência e ao empreendedorismo. A ação integra a programação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Governo Presente, que nos dias 22 e 23 vai percorrer dez municípios sertanejos, com diversas atividades e projetos.
As ações, que começam às 10h, incluem atividades relacionadas ao ensino-aprendizagem de Física e Matemática, sessões do planetário digital e uma oficina de educação empreendedora. “Promover cada vez mais uma educação para a inovação e inclusão tem caracterizado a busca de uma educação integral em Alagoas. Desenvolver tais atividades durante o Governo Presente no Sertão é mostrar um pouco da plataforma das políticas da Educação da Seduc”, adianta o superintendente de Políticas Educacionais Ricardo Lisboa. Ciências Exatas – Para derrubar a ideia de que as ciências exatas são de difícil aprendizagem, a Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) e o Centro de Ciência e Tecnologia (Cecite), promoverão uma série de atividades lúdicas com os alunos, mostrando como as disciplinas podem ser assimiladas de forma interativa e divertida. “Levaremos de 15 a 18 experimentos relativos à eletroestática, ilusão de óptica, câmara escura, espelhos infinitos e diversas outras temáticas. A ideia é propiciar uma experiência lúdica aos alunos, mostrando que a Física está presente no seu cotidiano”, explica o professor Ronaldo Cristiano, do Cecite. Atividades semelhantes serão promovidas em relação à Matemática, com os professores José Marcos da Silva e Margarida Santos, do Cecite, apresentando jogos interativos, desafios e materiais de laboratório que facilitam o ensino-aprendizagem da disciplina. “Queremos desmistificar essa fama de bicho de sete cabeças atribuída à Matemática e, por isso, levaremos práticas que dinamizam a aprendizagem da disciplina”, informa José Ronaldo. Outra atração do dia será o planetário digital, onde os estudantes assistirão a vídeos e exposições dos técnicos e voluntários do Observatório Astronômico Genival Leite Lima sobre o sistema solar e os fenômenos celestes. Empreendedorismo – O evento também será uma oportunidade para despertar o espírito empreendedor do jovem, oficina que será ministrada pela equipe do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Aurélio Buarque de Holanda. O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, diz que a palestra visa mostrar que o conceito de empreendedorismo vai além da decisão de abrir o próprio negócio. “Ser empreendedor é ter iniciativa, é perceber que o mundo ao seu redor pode ser mudado pela sua intervenção. Empreendedorismo é uma visão de mundo, e o aluno e o educador empreendedores são aqueles que vão além, que buscam a inovação e o conhecimento. Por isso, acreditamos que o empreendedorismo social deve ser incentivado nas escolas”, frisa Lisboa.

Fonte: Ana Paula Lins/Ascom Seduc