Geral
Sesau capacita técnicos municipais para campanha
06/07/2016
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) busca melhorar a assistência à população alagoana. Com esse intuito estão sendo realizadas capacitações voltadas para os técnicos municipais de saúde. As reuniões têm como objetivo traçar estratégias para a campanha nacional de hanseníase, verminoses, tracoma e esquistossomose, que será realizada em agosto. O evento irá esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. O Ministério da Saúde tem como meta estipulada atingir 90% das 338.005 crianças, entre 5 e 14 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas do estado.
Segundo Jean Lúcia dos Santos, que é a coordenadora do Núcleo de esquistossomose da Sesau, o Ministério da Saúde em 2013 deu início a campanha, para reduzir a carga parasitaria nas crianças e dessa forma conseguir diminuir a incidência dessas doenças.
A coordenadora ainda explicou a importância de direcionar a campanha para crianças nessa faixa etária. “As crianças entre 5 e 14 anos estão em fase de crescimento físico e intelectual, e uma criança acometida por doenças causadas por vermes fica apática, sem apetite e pode deixar de ir a escola”, afirmou Jean Lúcia.
Já foram realizadas quatro reuniões com os técnicos municipais de saúde e da educação nas cidades de Santana do Ipanema, Arapiraca e duas em Maceió. O último encontro será realizado no próximo de 13 de julho, no auditório da atenção básica, na capital alagoana. A campanha tem início no dia 22 de agosto com mobilização nacional até o dia 26 do mesmo mês, porém segue até o fim de novembro.
Sobre as doenças - A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.
Verminoses são Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.
O tracoma é uma doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.
Fonte: João Victor Barroso/Ascom Sesau
Últimas notícias
1