Geral

Cerveja artesanal Hip Bros embala o jazz em Maceió

30/06/2016
Cerveja artesanal Hip Bros embala o jazz em Maceió

Nessa quinta-feira (30), a partir das 20h, a Comedoria Gourmet inaugura um novo programa, “Hop Bros Jazz Night”, fazendo o casamento do jazz com a cerveja artesanal, fabricada em Maceió, Hop Bros. “Estamos fabricando há um ano. No início era somente para os amigos, mas a procura foi aumentando”, afirma o cervejeiro Márcio Raimundo. “Atualmente, produzimos, mensalmente, 500 litros. Mas a nossa demanda tem sido muito maior do que esses 500 litros. Por isso já estamos estudando a criação de uma fábrica.”

E não pense que são planos para daqui a mais um ano. “Até o final de 2016, teremos uma cervejaria montada, produzindo cinco mil litros mensais, ou seja, um número bem superior ao que temos hoje”, garante Raimundo, avisando que, mesmo não conseguindo levantar a fábrica até o fim do ano, trabalhará em parceria com cervejarias já estabelecidas. “Nesse caso, faremos uma produção cigana, quer dizer, utilizaremos uma cervejaria já montada para fabricar a nossa cerveja.”

Márcio Raimundo diz que começou a fabricar cerveja, “despretensiosamente”, para o consumo próprio. “Somos amigos que faziam cada um a sua cerveja. Depois decidimos nos juntar e criar novas receitas – sem interesses comerciais. Mas a coisa foi crescendo, botamos um preço e rapidinho chegamos a esse patamar.”

A ordem agora é crescer. Os sócios fundadores, contando com Raimundo, são Vinicius Vardiero, Sílvio Ferreira e Chico Guelber. Para não ficar mais no quintal de casa ou na varanda do apartamento, com um volume cada vez maior de equipamentos, alugaram uma casa no bairro da Serraria (parte alta da capital), onde atualmente funciona a fábrica e o escritório da Hop Bros.

Para fazer encomenda, basta entrar em contato com o pessoal no Facebook ou enviar mensagem instantânea para Raimundo, no número (82) 98830 5550. Mas o melhor mesmo é frequentar, todas as quintas-feiras, essa dobradinha de cerveja e jazz na Comedoria Gourmet. O Ricardo Lopes Trio – formado pelo guitarrista Ricardo Lopes, pelo contrabaixista Félix Baigon e pelo baterista Carlos Bala – dará as notas musicais da noite, enquanto esse grupo de amigos faz as honras da casa com o três sabores da Hop Bros.

“Temos o estilo witbier, que a gente acha que se adequa bem ao Nordeste, de corpo leve, com aroma cítrico. É bem refrescante – usamos semente de coentro, casca de laranja e limão siciliano –, até para quem não está acostumado, que só toma Skoll achando que a cerveja artesanal é muito amarga. A nossa witbier tem um amargor leve, é uma porta de entrada para as outras cervejas.”

As outras cervejas incluem uma edição especial da witbier. “É uma produção sazonal que deu muito certo e por isso estamos sempre fabricando”, explica Raimundo. “Colocamos abacaxi e então fica um gosto residual da fruta. É a mesma witbier, mas usamos o abacaxi na maturação. Esse retrogosto do abacaxi dá mais refrescância ainda à cerveja.”

Por último, a edição american pale ale, que é produzida com o lúpus norte-americano. “É uma receita que dá muito aroma, frutado, remetendo à manga e ao maracujá”, explica o cervejeiro. “Tem agradado bastante e tem mais amargor e mais teor alcóolico.”

A garrafa de 500 ml será vendida – somente às quintas-feiras, durante a “Hop Bros Jazz Night” – por R$ 18.

Hop Bros Jazz Night – Nessa quinta-feira (30), jazz com o Ricardo Lopes Trio e cerveja Hop Bros. Couvert: R$ 15. Tel. para reservas: (82) 99332 4004.

Comedoria Gourmet – Avenida Almirante Álvaro Calheiros, 110, Jatiúca. Tel. 3325 7537. Terça a quinta-feira, das 12h às 23h; sexta e sábado, das 12h às 2h, e domingo, das 12h às 23h.​

Fonte: Jorge Barboza/Ascom Comedoria Gourmet