Geral

Capela: Ações de saúde às Famílias do assentamento João de Deus

09/06/2016
Capela: Ações de saúde às Famílias do assentamento João de Deus

A prefeitura de Capela, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta, dia 08, no assentamento João de Deus, um grande mutirão de ações de preventivas e educativas com as famílias residentes na comunidade.

A ação é mais uma estratégia desenvolvida pelos profissionais da saúde com as famílias do assentamento, dentro do Projeto Saúde nas Comunidades que é levar serviços de AtençãoBásica aos usuários do SUS.

Para o prefeito Eustaquinho Moreira, a presença da equipe da saúde no assentamento tem como objetivo estreitar ainda mais a relação das famílias com a gestão. “Iniciamos pelo assentamento João de Deus, mas vamos estender essas ações para todas as comunidades rurais do município”. O secretário de saúde, Alessandro Ramos, explica que além do atendimento que já é feito pelo PSF 04 da Usina João Deus, a proposta é oferecer ainda mais serviços dentro da própria comunidade com mais agilidade, comunidade e humanização. Jairo Cosmo, coordenador do assentamento João de Deus, destacou a importância da ação de saúde com as famílias, e que complementam as ações que já são feitas pela prefeitura nas áreas da educação, assistência social e agricultura. Crianças, jovens, adultos, gestantes e idosos foram atendidos com serviços de verificação de Pressão Arterial, glicemia, vacinas, distribuição de creme dental e escovas, além de palestras educativas sobre higiene bucal e cuidados gerais sobre a saúde bucal. Os técnicos da saúde fizeram também cadastramento das famílias e os Agentes de Endemias distribuíram coletores para exames de fezes e ainda palestras educativas sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A prefeitura de Capela, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta, dia 08, no assentamento João de Deus, um grande mutirão de ações de preventivas e educativas com as famílias residentes na comunidade. A ação é mais uma estratégia desenvolvida pelos profissionais da saúde com as famílias do assentamento, dentro do Projeto Saúde nas Comunidades que é levar serviços de AtençãoBásica aos usuários do SUS.
Para o prefeito Eustaquinho Moreira, a presença da equipe da saúde no assentamento tem como objetivo estreitar ainda mais a relação das famílias com a gestão. “Iniciamos pelo assentamento João de Deus, mas vamos estender essas ações para todas as comunidades rurais do município”. O secretário de saúde, Alessandro Ramos, explica que além do atendimento que já é feito pelo PSF 04 da Usina João Deus, a proposta é oferecer ainda mais serviços dentro da própria comunidade com mais agilidade, comunidade e humanização. Jairo Cosmo, coordenador do assentamento João de Deus, destacou a importância da ação de saúde com as famílias, e que complementam as ações que já são feitas pela prefeitura nas áreas da educação, assistência social e agricultura. Crianças, jovens, adultos, gestantes e idosos foram atendidos com serviços de verificação de Pressão Arterial, glicemia, vacinas, distribuição de creme dental e escovas, além de palestras educativas sobre higiene bucal e cuidados gerais sobre a saúde bucal. Os técnicos da saúde fizeram também cadastramento das famílias e os Agentes de Endemias distribuíram coletores para exames de fezes e ainda palestras educativas sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Ronaldo Lima/Ascom Capela