Geral
OSE Arapiraca atenderá empreendedores de toda região Agreste
Potenciais empreendedores e empresários formais e informais podem aproveitar as chances de descobrir e aprimorar suas habilidades no âmbito dos negócios na Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) de Arapiraca, que será realizada de 6 a 10 de junho, no Ginásio João Paulo II, das 19h às 22h. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Escritório do Sebrae em Arapiraca ou na Casa do Empreendedor, com investimento de R$ 20 por pessoa. Foram disponibilizadas 300 vagas para atender interessados em Arapiraca e nos municípios vizinhos.
A OSE funciona como uma imersão em empreendedorismo, voltada para desenvolver características empreendedoras e inovadoras nos participantes através de uma metodologia diferenciada. Após palestras gerais – entre elas ‘As vantagens da formalização’ e outra motivacional –, seus participantes são separados em 10 salas para trabalhar gestão empresarial, planejamento do negócio e empreendedorismo.
Ao longo da semana, serão feitas consultorias, dinâmicas em grupo e a criação de um Plano Individual de Desenvolvimento (PID), por meio do qual os participantes poderão criar uma empresa para aplicar os conhecimentos abordados na oficina. Essa nova empresa é, de preferência, em um ramo diferente do negócio já trabalhado pelo participante, para que ele possa ampliar seus conhecimentos e explorar novas possibilidades.
Ao longo da semana, os participantes também são incentivados a criar uma empresa real no “Desafio Meu Negócio”, a fim de colocar em prática os conceitos abordados na oficina. Por meio do desafio, os participantes desenvolvem suas técnicas empreendedoras em um ramo diferente do que eles estão habituados a trabalhar, além de lidar com processos de vendas, planejamento estratégico e controle financeiro. Ao final do encontro, serão contabilizados os lucros de cada empresa.
Os instrutores e consultores da oficina são profissionais credenciados ao Sebrae em Alagoas, com vasta experiência na modalidade e atendimento a empresários e empreendedores que desejam iniciar um negócio. A OSE é uma realização do Escritório do Sebrae em Arapiraca, através do Projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) Craíbas e Entorno.
“Por meio da OSE, vamos orientar os empresários e potenciais empresários, transmitir conhecimento sobre como eles podem fortalecer seus negócios e, assim, dinamizar a economia local. É nesse ponto que a OSE encontra o DET e vai atender também os empreendedores dos municípios por ele atendidos”, afirma Aline Cabral, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca e gestora do DET Craíbas e Entorno.
São atendidos nesse DET os municípios de Arapiraca, Craíbas, Igaci, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Major Isidoro e Jaramataia. Como parceiros da OSE, o Sebrae conta com a Prefeitura Municipal de Arapiraca, a Casa do Empreendedor local e a Associação do Centro Novo (Acena). Após a OSE, o Sebrae pretende lançar outras capacitações, para diferentes públicos e níveis de empreendedores, como as Oficinas SEI e os cursos Na Medida e Empretec.
Para mais informações sobre a Oficina Sebrae de Empreendedorismo, os interessados podem procurar o Escritório do Sebrae em Arapiraca, na Rua Engenheiro Godilho de Castro, 80, Centro, ou ligar para os números 3482-9999 ou 99118-8059. A Casa do Empreendedor, local de inscrição para a OSE, fica na Rua Esperidião Rodrigues, Centro, no prédio do antigo SINE.
Fonte: Agência Sebrae/AL