Geral

Fórum amplia debate sobre a assistência a crianças e adolescentes vítimas de câncer

20/05/2016
Fórum amplia debate sobre a assistência a crianças e adolescentes vítimas de câncer

Com o propósito de falar para a sociedade sobre a temática do câncer e discutir a melhoria para a assistência em saúde dos pacientes acometidos pela doença, foi aberto, nesta quinta-feira (19), o II Fórum Alagoano em Oncohematologia Infantojuvenil. A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, participou da solenidade de abertura do evento, que aconteceu no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió.

O Fórum é uma realização da Associação de Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), que  meio do evento busca fomentar o conhecimento sobre o câncer - a principal causa de morte entre crianças e adolescentes. A presidente da Apala, Rozenita Gomes, a Dona Roza, informou que a segunda edição do evento acontece 10 anos depois do primeiro encontro, com o compromisso de todos no processo de ajuda terapêutica.

“Desafio sempre foi o combustível a se encarar todos os dias pela Apala. A nossa luta é pelo bem maior, a vida”, ressaltou Dona Roza. Ela acrescentou que é preciso ainda contribuir para a formação da rede de assistência aos alagoanos que necessitam de cuidados, desde o incentivo ao diagnóstico precoce até o tratamento do câncer.

A gestora estadual da Saúde, Rozangela Wyszomirska, pontuou que o câncer é uma situação delicada, principalmente quando relacionado a crianças e adolescentes. “A responsabilidade é grande e o compromisso com essa causa é de todos”, frisou Wyszomirska. Isso porque, segundo ela defendeu, o Estado não tem como dar conta das demandas, daí a importância do terceiro setor, como a Apala, que exerce uma contribuição a esse papel.

Rozangela Wyszomirska falou também sobre o Plano Estadual de Oncologia, que foi aprovado pelo Ministério da Saúde (MS) e está em fase de ajustes finais para a sua implantação. “O Plano se dispõe a desenvolver e melhorar a atenção ao cuidado do câncer em Alagoas, com um maior aporte de recursos financeiros para toda população do Estado”, esclareceu.

A coordenadora de Atenção às Pessoas com Doença Crônicas do MS, Ângela Pinto dos Santos, enfatizou que é necessário tratar o paciente em sua integralidade, por meio da saúde, educação, movimentos sociais, a exemplo do que propõe o Fórum. “Ainda temos muito que evoluir, realizando trabalhos em rede, que deve estar consolidada para a eficácia das ações”, justificou Ângela Pinto.

A secretária de Saúde lembrou que a Apala nasceu há 23 anos, fruto do amor de uma mãe por sua filha que foi acometida pela doença. Foi desse mesmo sentimento que se deu a aproximação de Rozangela com a instituição, que ela ressalta merecer todo o apoio, voluntariado e o estar presente. “A Apala é uma instituição séria, desde o seu nascimento, e comprometida. Essa é a grande garra da instituição que tem a minha admiração”, falou a secretária.

Programa - O Fórum iniciou os debates com uma mesa de discussão acerca do Plano Estadual de Atenção a Oncologia Infantojuvenil, da qual participou a assessora estadual de Atenção Primária e Ações Estratégicas, Heloísa Bandini. A programação segue até o sábado (21), com palestras, mesas redondas e exposição de pôsteres.

Fonte: Danielle Cândido/Ascom Sesau