Geral

Governo anuncia recuperação de 2 escolas e fortalece educação da região Norte

06/05/2016
Governo anuncia recuperação de 2 escolas e fortalece educação da região Norte

O Governo Presente chega à região norte nesta sexta-feira (6) trazendo boas notícias na educação. Às 8 horas, na Escola Messias de Gusmão, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, assinam ordem de serviço para obras de manutenção e recuperação da Escola Messias de Gusmão, uma antiga demanda da população quitundense.

No sábado (7), será a vez de Maragogi, onde haverá assinatura de ordem de serviço para recuperação da Escola Batista Acioli. O anúncio das obras nas duas unidades de ensino traz benefícios não somente para os seus respectivos municípios, mas para toda a região norte. Com a recuperação dos dois espaços, o norte de Alagoas terá a possibilidade de ampliar seu atendimento no Ensino Médio.

“Estas obras vão melhorar ainda mais a qualidade do ensino na região. Ganharemos em aprendizagem, pois teremos espaços adequados para atender aos nossos alunos”, afirmou o gerente da 10ª Gerência Regional de educação (Gere), Enoc dos Santos.

São Luís do Quitunde -  Em São Luís do Quitunde, a espera pela recuperação da Escola Messias de Gusmão já durava dezesseis anos. Amplamente atingido pela última enchente da região, em 2000, o espaço teve sua infraestrutura danificada e, desde então estava fora de uso. Fundada em 1923, a unidade de ensino acolheu e formou filhos ilustres do município e de Alagoas, a exemplo do ex-governador Antônio Simeão de Lamenha Lins Filho. O prédio, que se destaca pela sua bela fachada, é considerado um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade.

Localizada no centro da cidade, ao lado da Câmara de Vereadores, a escola, que dispõe de quatro salas de aula, área administrativa, pátio coberto, banheiros e cozinha, receberá uma manutenção geral, com restauração do reboco e fachada, da parte elétrica e hidráulica, além da coberta geral, pintura e limpeza. Segundo o Superintendente de Engenharia e Tecnologia da Informação da Seduc, Djaci Magalhães, a previsão para conclusão da obra, que beneficiará diretamente cerca de 600 alunos, é de dez meses.

A notícia da reforma foi recebida com alegria pela população, que a considera um presente. “Estava demorando demais! O lixo e a vegetação já tinham tomado conta. Graças a Deus, o governador atendeu o apelo da nossa comunidade”, comemorou Jacó Oliveira, ex-aluno e morador de São Luís.

Para os comerciantes Ozana Maria e Davi Silva, a obra trará valorização ao bairro. “Era uma escola com muitos alunos e que sempre chamou a atenção de todos pela arquitetura. Torcemos pela recuperação, pois é um dos destaques do centro da cidade”, considerou Davi.

Maragogi - Em Maragogi, a ordem de serviço beneficiará a sede da Escola Estadual Batista Acioli e uma das duas extensões existentes, que, juntas, atendem quase mil alunos. Com demandas estruturais e na rede elétrica, ambas também receberão manutenção geral.

“A escola Batista Acioli estava precisando deste olhar. Estamos muito contentes, queremos oferecer um espaço de qualidade, onde o aluno chegue e queira ficar”, declarou a diretora adjunta, Maria Betânia Ferreira.

Os alunos reforçam a importância da obra. “Há muito tempo nós esperávamos esta reforma, que beneficiará tanto os estudantes quanto os professores”, disse Fabiana Silva de Moura, estudante do 3ª série do Ensino Médio.

Outras atividades – Além da assinatura das ordens de serviço, a Seduc estará presente em outras ações do Governo Presente. Em Maragogi, Porto Calvo e São Luiz do Quitunde, a pasta será parceira do IMA em ações de conscientização ambiental e plantio de mudas.

Fonte: Ascom/Seduc