Geral

‘Arena’ apresenta gastronomia para tempos de crise

28/04/2016
‘Arena’ apresenta gastronomia para tempos de crise

OficinaEstudantes do curso de Gastronomia e profissionais de diversas áreas estão engajados na segunda edição da Arena Gastronômica em Maceió. O evento ocorre no bloco Farol da Faculdade Maurício de Nassau; neste ano, o tema foca em oportunidades e alternativas para driblar este momento de crise no país.

A Arena é uma parceria entre a instituição de ensino e a Revista Engenho. No início, realizado nesta quarta-feira (27), houve uma homenagem à gastrônoma Arlinda Fernandes, de 76 anos, aluna de Gastronomia na Nassau que atualmente está fazendo pós-graduação. Ela é uma das culinaristas de referência em Alagoas e recebeu das mãos do diretor da unidade, Pedro Guedes, a comenda Maurício de Nassau. “Poucos têm a oportunidade de receber esta comenda e escolhemos dona Arlinda por sua força de vontade, por querer aprender e se atualizar sempre como forma de desenvolver suas habilidades”, explicou o professor.

Após a entrega da comenda, os chefs Carlos Bertolazzi, Paolo Salvatori, Raphael Falcão, Aaron Saffer e Pedro Tenório participaram de uma mesa-redonda, relatando um pouco das experiências profissionais. Logo em seguida, ocorreu a oficina da pâtisserie com Anna Corina, que apresentou esfera de chocolate com brownie de coco queimado, cocada de banana comprida e calda de chocolate com rapadura e cachaça.

O chef Jonathas Moreira trouxe a receita de pescado das lagoas do estado e encantou as pessoas com o sabor peculiar do prato. Já o chef Bruno Didier mostrou uma maneira diferente de fazer rabada com os molletes de rabadeque. O chef Carlos Bertolazzi fechou a noite com ovo (spaguetti alla carbonara, bottarga de ovo caipira, creme de batata com cogumelo crocante e ovo mollet).

De acordo com Daniella Gouveia, da Revista Engenho, esta edição da Arena Gastronômica trouxe um assunto certo para a circunstância atual. “Neste momento de crise, nada melhor do que trazer o tema mais adequado. A gastronomia da oportunidade surge para driblar esta situação de crise que vivenciamos hoje. Os chefs demonstram que há sim alternativas para dar continuidade aos trabalhos, pois utilizam alimentos que ainda não conseguiram espaço no mercado a um custo menor”.

“As oficinas foram proveitosas e pude absorver muitas informações acerca das receitas apresentadas”, comenta a estudante Vandelma Barros, do quarto período de Gastronomia da Nassau.

Concurso interno

Nesta quinta-feira, último dia do evento, será realizado o embate gastronômico. Seis duplas de alunos de duas instituições de ensino irão duelar pelo título de melhor prato da competição.

Programação desta quinta

14h – Paolo Salvatore: Tomate (variações de molhos) 15h30 – Luciana Sultanum: Costela suína (costelinha de porco à oriental, gnocchi de batata doce com sauté de tomatinhos e molho do assado) 17h – Cervejaria Ekaut + Van Peeters (apresentação, degustação e harmonização) 18h30 – Concurso Gastronômico.

Deisy Nascimento/Assessoria