Geral

Estudantes elegem representantes de grêmios estudantis

28/04/2016
Estudantes elegem representantes de grêmios estudantis

Em pleno exercício de cidadania, centenas de estudantes da rede pública estadual participaram, nesta quarta-feira (27), das eleições para escolha dos representantes de grêmios estudantis. Ao todo, seis escolas estaduais pertencentes à 13ª Gerência Regional de Educação (Gere) realizaram seus pleitos nesta terça-feira: Alberto Torres, Benedita de Castro, Onélia Campelo, Ovídio Edgar, Afrânio Lages e Silveira Camerino.

Já na Escola de Ensino Integral Marcos Antônio, no Benedito Bentes, a eleição será na sexta-feira, dia 29.

Na Escola Estadual Professor Afrânio Lages, no Cepa, que atende cerca de 500 alunos, a única chapa concorrente mobilizou toda comunidade escolar para o pleito, que transcorreu tranquilamente. Os estudantes e membros da chapa, Marília Gabriela da Silva Santos e João Victor de Sena, todos do Ensino Médio, explicaram como foi o processo.

“Nunca tinha participado, mas acho uma grande oportunidade para nós. Em março, foram abertas as inscrições e este mês de abril foi de campanha e apresentação de propostas”, pontuou Marília, candidata a 1ª tesoureira.

Para João Victor, o grêmio vai estreitar ainda mais a relação entre estudantes e direção. “Seremos a voz dos alunos para a direção. Era isto que estava precisando e buscaremos melhorias para a escola, a qual representaremos aqui e lá fora”, declarou.

Apoio -  Alunos, professores, coordenadores e direção apoiam a atuação do grêmio na Afrânio Lages. De acordo com o diretor geral, Adelmo Apolinário Silva Júnior, a parceria trará benefícios para a unidade.

“Acreditamos que será um trabalho de colaboração, vai ser de grande importância ter essa voz dos alunos. São destes grupos nas escolas que muitos despertam e surgem novas lideranças”, destacou o diretor.

Segundo a gestora de ensino da 13ª Gere, Marijôse Albuquerque, as 25 escolas de Ensino Médio da 13ª Gere iniciaram a organização ou já dispõem de grêmio estudantil.

“O grêmio é um direito que o aluno tem de se expressar e fazer valer seu pensamento em prol de melhorias no ambiente escolar, juntamente com o corpo diretivo e toda escola. A atuação dos grêmios era um anseio da nossa gerência e estamos felizes pela concretização deste sonho”, comemorou a gestora.

Mobilização - Pela 12ª Gere, a Escola Estadual Fernandina Malta, em Rio Largo, também realizou o pleito nesta quarta-feira (27). Outras Gerências Regionais no interior do estado também estão em processo de mobilização.

Fonte: Ascom/Semed