Geral

Profissionais são capacitados para qualificação de atendimentos

28/04/2016
Profissionais são capacitados para qualificação de atendimentos
Nessa primeira etapa, estão participando coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e das unidades de acolhimento. Nessa primeira etapa, estão participando coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e das unidades de acolhimento.

Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão participando de um curso de atualização em Ferramentas e Sistema da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), ligada ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação é responsável pela avaliação e monitoramento de programas sociais. As informações produzidas pela Sagi auxiliam gestores e formuladores das políticas sociais na tomada de decisões, que levam ao aprimoramento dos programas, refletindo na otimização dos recursos públicos.

Nessa primeira etapa, estão participando coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e das unidades de acolhimento. Os técnicos de referência estão tendo a oportunidade de conhecer mais as ferramentas e aplicativos não só na teoria, mas também na prática.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão da Semas, Gilmar Rocha, o objetivo da capacitação é a melhoria na qualidade dos serviços ofertados à população. “Dessa forma, os técnicos conhecerão mais os usuários da Assistência Social e darão os encaminhamentos necessários de forma imediata, qualificando assim o atendimento nas unidades”, disse.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, capacitar a equipe técnica é essencial para que os direitos dos usuários sejam garantidos. “Sabendo utilizar melhor essas ferramentas, mais famílias terão suas demandas atendidas, visto que os técnicos de referência de cada unidade poderão identificar as reais necessidades de cada um”, ressaltou.

O curso aborda vários assuntos como Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico (Cecad), Identificação de Localidades e Famílias em Situação de Vulnerabilidade (IDV), Tabulador de Microdados (TAB Social) e Portal Brasil Sem Miséria.

O curso está sendo realizado pela Diretoria de Planejamento e Gestão da Semas, por meio da Coordenação Geral de Gestão da Informação e Recursos Tecnólogicos, e acontece até quinta-feira (28), no Senai – unidade Poço.

Fonte: Ascom/Semas