Geral
A Moda está na moda
O sonho de trabalhar na área de Moda incentivou Elton a buscar, logo cedo, a profissionalização. Aos 21 anos, o garoto que acompanhava, atento, o movimento consecutivo da agulha com a linha da máquina de costura da avó, hoje exibe, orgulhoso, os certificados de conclusão dos cursos de Costureiro, Modelista e de Produção de Moda realizados no Senac.
“Minha avó sempre foi uma grande inspiração para mim, em especial, pelo zelo com o qual ela desenvolvia o trabalho. E foi no Senac onde eu encontrei a oportunidade de me profissionalizar e, assim, dar o primeiro passo para a realização do meu grande sonho que é abrir a minha loja de confecções”, conta ele que foi um dos estilistas destaques da nona edição da Semana de Moda Alagoas Trend House – uma das semanas de Moda mais disputadas do País – , realizada em setembro de 2015. Criador da marca Macharlot, ele apresentou uma coleção baseada nos anos 60, misturando estamparias, couro e bordados com efeito 3D.
Berço de grandes nomes da Moda, como Vera Arruda, Lucas Barros e Martha Medeiros, o Estado de Alagoas destaca-se no cenário nacional, em especial, pela vocação para o Hand Made – do inglês, “feito à mão” – o que também contribui para o crescimento do mercado local. A designer Solange Arruda destaca a evolução desse mercado nos últimos dez anos. “Vivemos outro cenário, com a realização de uma Semana de Moda que traz para Alagoas formadores de opinião de outros estados e até de outros países, o que amplia o número de investidores na área”, diz ela, e complementa: “O mercado cresceu e apresenta mais oportunidades para quem tem o sonho de construir uma carreira nesse segmento. Para isso, é preciso investir em qualificação a fim de unir vocação e técnica”.
A socióloga e instrutora dos cursos de Moda do Senac Alagoas, Danúbia Barbosa, também faz um alerta para sobre a falta de profissionalização. “Esse mercado, em particular, está sendo reformulado. Conceitos como roupas sem gênero e slow fashion dominam o novo cenário. Em Alagoas, a Moda também toma esse rumo. Mas, por aqui, o grande problema é a carência de profissionais. Afinal, não basta ter talento, precisamos desenvolver as técnicas e aprender a gerir esse talento”, explica Danúbia, ao lamentar o fato de as empresas serem obrigadas a buscar profissionais qualificados em outros estados.
Sempre atento a essa constante evolução do mercado de trabalho, o Senac investe na qualificação e no aperfeiçoamento de seus instrutores a fim de melhor preparar os alunos para os desafios da vida profissional. “Em 2015, por exemplo, a equipe de Moda do Senac realizou cursos de aprimoramento em Modelagem Plana, Moulage Básica e Avançada, em Fortaleza (CE). Também diversificamos nosso portfólio de cursos e modernizamos os laboratórios de Moda a fim de melhor atender a essa nova demanda”, destaca Eliene Sarafim, gerente do Senac Poço, unidade onde os cursos de Moda são realizados, entre eles, o de Costureiro, Modelagem Moda Praia e Fitness, Modelista, e Modelagem e Confecção de Roupas Infantis.
Mercado de Moda Infantil
Aquele tempo em que as mães escolhiam as roupas que os filhos iam usar ficou para trás. As crianças já ditam tendências e influenciam os hábitos de consumo da família porque estão cada vez mais interessadas em Moda, causando uma mudança no consumo e tornando o setor ainda mais promissor. Prova disso é a explosão de sites, veículos online e lojas virtuais voltados para esse público. Alguns produtos, inclusive, atingem valores muito próximos aos de roupas adultas. Isso faz com que o mercado abra oportunidades para novos talentos.
A fim de qualificar profissionais para atender a essa crescente demanda, o Senac lança o curso de Modelagem e Confecção de Roupas Infantis. Durante as aulas, os alunos vão aprender a modelar e montar peças do vestuário infantil, considerando a evolução antropométrica do corpo humano e seus aspectos ergonométricos, por meio da aplicação de técnicas e tabelas de medidas, e instrumento de abotoamento e transpasses.
As aulas serão realizadas no período de 6 junho a 5 de julho, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Unidade Poço. As matrículas já estão abertas! Mais informações: (82) 2122.7800 e [email protected].
Fonte: Ascom/Senac