Geral
Esmal promove mais uma palestra sobre bullying em escola pública de Maceió
O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), deu continuidade, na manhã desta terça-feira (26), na Escola Estadual Prof.ª Gilvana Ataíde, na Santa Lúcia, em Maceió, ao calendário de palestras sobre bullying e violência na escola. A atividade foi ministrada pela pedagoga Zirleide Moura para 130 alunos, entre 13 e 18 anos.
O coordenador do Programa, juiz Hélio Pinheiro Pinto, reforçou que o objetivo das ações é aproximar o Poder Judiciário da comunidade escolar. “Por meio do PCJE, temos a oportunidade de cumprir nosso dever e responsabilidade social de colaborar com as escolas para a preparação dos alunos, a fim de que exercitem plenamente a cidadania, tendo consciência de seus direitos e deveres.”
De acordo com a servidora Ana Valéria Pitta, ao todo, 24 escolas, sendo 15 do município e nove do Estado, serão beneficiadas com as atividades do Programa neste ano, graças à parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de Alagoas, por meio da Esmal, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O PCJE faz parte da Coordenação de Projetos Especiais da Esmal, que tem ainda mais dois projetos: Estágio e DNA. Já a Escola da Magistratura é coordenada interinamente pelo desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza.
Calendário segue até sexta (29)
Ainda nesta semana, mais quatro escolas públicas de Maceió receberão palestras sobre bullying e violência na escola. Na quarta (27), às 9h, o tema será abordado na Escola Estadual Prof.ª Anaias de Lima Andrade, no Vergel do Lago; e, às 14h30, na Escola Municipal Prof.ª Neide Freitas França.
Na quinta-feira (28), às 14h, a palestra será realizada na Escola Municipal João Sampaio, no bairro Jardim Petrópolis. Já na sexta (29), às 8h30, o assunto será discutido na Escola Municipal Prof. Antidio Vieira, no Trapiche.
Gildo Júnior - Dicom TJ/AL