Geral
Empreendedorismo será tema de palestra para alunos do Projovem
A qualificação profissional, além da alfabetização, está entre os objetivos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará, no dia 3 de maio, uma palestra sobre empreendedorismo. Cerca de 500 participantes, entre alunos e educadores do programa, terão a oportunidade de debater questões importantes relacionadas ao mercado de trabalho.
O evento acontecerá às 19h no Hotel Best Western Premier, antigo Hotel Radisson, na Pajuçara. Os jovens atendidos pelo programa serão responsáveis pela recepção do evento, pondo em prática, dessa forma, práticas que são abordadas durante a participação do jovem no programa, como explica a coordenadora do ProJovem na Semed, Solange Gouveia. “O Projovem, além de ofertar as aulas do 1º ao 9º anos do ensino fundamental, trabalha em paralelo a isso o desenvolvimento da qualificação profissional dos alunos com os arcos ocupacionais que abordam temas como administração, telemática, turismo e hospitalidade. Estes dois últimos serão postos em prática durante o evento,” afirma Solange.
A abertura do evento ficará por conta do Departamento de Programas Especiais da Semed, que apresentará uma peça sobre o programa Zika Zero para conscientizar e estimular o cuidado e prevenção contra o vírus transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A palestra de qualificação profissional será proferida pelo administrador de empresas e professor pós-graduado Fabiano Duarte. Com 16 anos de experiência, ele atua em áreas como liderança, empreendedorismo, inovação, criatividade e vendas e já foi instrutor do ProJovem. “Vou apresentar aos jovens alunos técnicas de vendas e de atendimento, orientar como desenvolver a autoperformance, além de dar dicas sobre como ser inovador no cenário atual”, antecipa Duarte.
O palestrante acrescenta que desenvolverá, na programação, a temática do empreendedorismo. “É possível que identifiquemos potenciais empreendedores”, prevê. As discussões serão realizadas dentro do alcance do público atendido pelo ProJovem, ou seja, alunos de 18 a 29 anos que não tenham concluído o ensino fundamental e estejam fora no mercado de trabalho.
Fonte: Ascom/Semed