Geral

Almagis e TJ promovem workshop com técnicas de comunicação para juízes

24/04/2016

492514ff03d37af0041f2a00798f97b8A Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) realiza, no dia 23 de maio, com apoio da Diretoria de Comunicação (Dicom) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o Workshop “Justiça e Jornalismo: técnicas de comunicação eficiente em mídias tradicionais e digitais”. O evento é direcionado aos magistrados e serão disponibilizadas 30 vagas. As inscrições, iniciadas na quarta(20), estão abertas até o dia 13 de maio.

Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da entidade de classe através do e-mail: [email protected]. As vagas serão preenchidas por ordem de procura. O curso será realizado na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o bairro do Farol, em Maceió, e terá oito horas de duração, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, intercalando a apresentação do conteúdo teórico e a parte prática, com simulações de entrevistas.

Temas do workshop

No workshop, serão abordados temas como: técnicas para lidar com os profissionais que atuam em diversas plataformas de comunicação (jornal impresso, rádio, televisão, sites e blogs, redes sociais, entre outras); como atuar numa entrevista coletiva; assessoria de imprensa como setor social e sua importância para mediar relações; simplicidade das palavras de maneira a garantir o entendimento do conteúdo; e formas de evitar ou minimizar o impacto de pedidos de declarações de casos complexos.

As diretorias de Comunicação do TJ e da Almagis vão colaborar com a capacitação, que será ministrada pelo jornalista do Rio de Janeiro, Fábio Gusmão, consultor em comunicação, estratégias e inventários digitais, novas mídias, crises online e off-line e formação de equipes orientadas em resultados. Ele destaca que será uma ótima oportunidade para aperfeiçoar a comunicação dos magistrados com os diversos veículos da imprensa.

"Acredito que para uma comunicação eficiente, de forma a entender melhor os papéis dos profissionais de imprensa, das assessorias de comunicação e as particularidades de cada veículo, é fundamental uma imersão dos magistrados em tudo que envolve essas rotinas. Ter um dia de debates, estudos de técnicas e melhores práticas contribuem para que cada participante encontre mecanismos a fim de conseguir desenvolver o seu discurso pensando não apenas nos meios, mas nas pessoas que estão recebendo as informações", frisou o jornalista.

Para a presidente da Almagis, juíza Fatima Pirauá, o evento vai contribuir com o estreitamento da relação entre os magistrados e jornalistas. “Com as técnicas que serão apresentadas pelo palestrante, será possível uma melhor compreensão acerca da atuação dos jornalistas de diferentes veículos de comunicação e, consequentemente, o magistrado estará mais preparado quando solicitado pela imprensa”, realçou.

Parceiros do evento

O curso tem o apoio do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), da Associação dos Membros do Ministério Público (Ampal), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio) e do Sindicato da Habitação de Alagoas (Secovi).

Maikel Marques (Dicom-TJ) e Marcia Amy (Almagis)