Geral
Esmal dá início à elaboração do planejamento estratégico 2016-2020
O diretor interino da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (18), com os coordenadores, servidores da instituição e da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP) para a realização da primeira etapa de elaboração do planejamento estratégico da Escola 2016-2020.
Na ocasião, o desembargador destacou a importância da participação dos servidores para a elaboração de um plano de ações efetivo. “Os desembargadores e magistrados, sozinhos, pouco ou quase nada conseguem realizar, pois o Judiciário é um todo. Ou nós conseguimos envolver todos os servidores para construirmos um Poder melhor, ou não vamos melhorar os serviços que estamos prestando. Queremos contagiar os servidores que trabalham aqui”, declarou.
O diretor reforçou ainda a relevância dos investimentos em capacitação para a melhoria da prestação jurisdicional. “Qual o papel maior da Esmal? É realizarmos cursos para qualificar melhor nossos servidores, a fim de que se sintam partícipes da administração. Pensamos que, com qualificação, melhoraremos muito a prestação jurisdicional. Essa é, inclusive, uma determinação do presidente Washington Luiz.”
De acordo com a assessora de planejamento, Catalina Velásquez, nesta tarde, foi realizada apenas a primeira etapa de elaboração do plano, que deve ser definido na próxima segunda-feira (25).
“Este primeiro encontro foi para fazer um nivelamento sobre planejamento estratégico e seus elementos, ou seja, para a definição da missão da Esmal, sua visão de futuro, seus valores, bem como a análise de ambiente da Escola, isto é, analisamos os pontos fortes, fracos, além de oportunidades e ameaças da instituição, para criar mecanismos que permitam desenvolver as atividades sem essas intercorrências externas”, explicou.
A servidora Arielly Mergulhão avaliou positivamente o compartilhamento da elaboração do plano estratégico. “Esta é uma excelente oportunidade. A partir do conhecimento de cada servidor, de como ele desenvolve o seu trabalho, do conhecimento específico de cada área, é que podemos fazer um planejamento completo, com todas as versões: micro e macro, analisando todas as fraquezas, ameaças e oportunidades. Assim, veremos aonde a Esmal quer chegar, traçando objetivos e metas para alcançarmos a visão de futuro da Escola.”
Participaram ainda do encontro o coordenador geral de cursos da Escola, magistrado Manoel Cavalcante de Lima Neto, a coordenadora de cursos para servidores do Poder Judiciário e serventuários da Justiça alagoana, juíza Luciana Josué Raposo Lima, o coordenador de projetos especiais da Esmal (Estágio, DNA e Cidadania e Justiça na Escola), magistrado Hélio Pinheiro Pinto, a coordenadora de produção e pesquisa científica, juíza Lorena Carla Santos Vasconcelos Sotto-Mayor, o coordenador pedagógico, padre Manoel Henrique de Melo Santana, e o secretário executivo da Esmal, Rafael Ribeiro de Albuquerque.
Gildo Júnior - Dicom TJ/AL