Geral
Cartão FNE para micro e pequenas empresas é apresentado em Alagoas
Nesta terça-feira (19), empresários e representantes de diversas instituições parceiras do Sebrae em Alagoas estiveram reunidos, na Associação Comercial de Maceió, para o lançamento do Cartão FNE, operacionalizado pelo Banco do Nordeste (BNB). O cartão foi criado com o intuito de facilitar a vida dos empresários de micro e pequenas empresas, diminuir a burocracia e fomentar o acesso aos recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) para a aquisição de bens.
Com o cartão, os empreendedores do comércio, indústria, turismo, agronegócio e prestação de serviços terão crédito para adquirir máquinas, equipamentos, veículos, móveis, utensílios, matérias-primas, insumos e mercadorias, com o prazo de pagamento de até 72 meses, prestações fixas e iguais, com direito a bônus de adimplência de 15% sobre os juros do próprio crédito. O Cartão FNE tem limites de investimento e capital de giro de até R$ 1 milhão.
Para as MPE alagoanas, o cartão já está disponível nas 17 agências da rede bancária em Alagoas. Para as médias e grandes empresas, o cartão será disponibilizado até o fim deste mês. Já para empresas do setor de agronegócio, o cartão poderá ser feito no mês de maio. Os empresários interessados devem ter, no mínimo, um ano dentro de sua atividade econômica.
Durante a apresentação do Cartão FNE, Antônio César de Santana, superintendente estadual do Banco do Nordeste em Alagoas, ressaltou que o Cartão FNE conta com crédito pré-aprovado e rotativo, que pode, através do meio físico ou digital, realizar transações para a aquisição de diversos bens e capital de giro, com condições diferenciadas de mercado de prazo e encargos. O superintendente ressaltou a importância do cartão e a ampliação do atendimento do banco em Alagoas.
“Na situação atual em que o país está, é evidente que o empresário deve buscar alternativas que sejam viáveis ao seu negócio, e o Cartão FNE é uma delas. O Banco do Nordeste continua a acreditar fortemente em Alagoas. Abrimos uma agência no bairro da Jatiúca, em Maceió, e vamos abrir outra no município de Viçosa. Em breve, teremos nova agência também em Arapiraca”, frisou Antônio César.
Marcos Vieira, superintendente do Sebrae em Alagoas, lembrou o papel do Sebrae para a propagação do Cartão FNE em meio aos empresários. “O cartão deverá gerar diversas facilitações nas transações comerciais para os clientes do Banco do Nordeste. O Sebrae se faz presente nessa iniciativa, por ser uma das instituições, junto à Associação Comercial de Maceió, que vai divulgar esse produto, facilitador de crédito para seu público: as micro e pequenas empresas alagoanas”, concluiu o superintendente.
Kennedy Calheiros, presidente da Associação Comercial de Maceió e do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Alagoas, destacou a importância do cartão e do Banco do Nordeste para o crescimento das empresas.
“Com esse novo produto e com a abertura de novas agências, o Banco do Nordeste mostra que trata bem o seu púbico empreendedor. O Brasil é um país pobre, por isso, temos que produzir mais e melhor. E o Banco do Nordeste tem criado boas condições para que o empresariado possa produzir em meio às dificuldades. Por isso, digo aos empresários que procurem os serviços do BNB”, finalizou Kennedy Calheiros.
Fonte: Agência Sebrae/AL