A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Sistema da Informação (Cosinf), vem investindo na qualificação de banco de dados dos serviços de saúde e da Vigilância Epidemiológica por meio de diversas ações, como a melhoria do registro de nascidos vivos e de óbitos no município, além do registro dos agravos que mais acometem a população por meio das fichas de notificação compulsória. As fichas permitem que o gestor tenha uma base sólida para a tomada de decisões acerca da formulação de políticas públicas.
Outra importante ferramenta utilizada pela equipe técnica da coordenação é o geoprocessamento de dados epidemiológicos, que realiza uma análise espacial dos bancos de dados da Vigilância Epidemiológica. Segundo Ney Guedes, da Coordenação de Sistema de Informação da SMS, esse sistema permite trabalhar com diversos bancos de dados da saúde, como por exemplo, os da incidência da dengue. “Com o geoprocessamento podemos jogar esses dados no mapa, filtrar e obter informações importantes como quantos casos de dengue existem em determinada localidade, por critério de idade e sexo, por exemplo”, explicou.
Para a inserção desses dados, a equipe utiliza a ferramenta gratuita Google Fusion Tables, uma plataforma para visualização e compartilhamento de grandes conjuntos de dados. Daí a importância da inserção de dados correta nos sistemas de informação, o que facilita o mapeamento por bairros, idade, facilitando a formulação de ações pontuais para eliminação de diversos agravos.
No Nordeste apenas dois municípios disponibilizam o acesso ao banco de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Maceió é um desses municípios. A Maternidade Santa Mônica, o Hospital Universitário (HU), o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Serviço de Verificação de óbito da Unimed Maceió inserem as declarações de óbito e nascidos vivos no sistema controlado pela SMS, com isso, o acesso ao banco de dados é online, os dados são inseridos de forma mais célere e os dados são melhor qualificados.
Fonte: Ascom/SMS