Geral

Rui Palmeira participa do 2º Seminário de Volta às Aulas

20/04/2016
Rui Palmeira participa do 2º Seminário de Volta às Aulas

A taxa de analfabetismo em Maceió caiu de 15,9% para 11,4% durante os anos 2000 e 2010, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Os índices foram apresentados, na tarde desta terça-feira (19), na 2ª edição do Seminário de Volta às Aulas, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Pnud. A solenidade aconteceu no Teatro Gustavo Leite, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Gilda Maria, professora da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, falou da importância da educação inclusiva nas escolas. “Para se ter uma inclusão social, temos que começar primeiro pela escola. É importante saber que as pessoas com deficiência têm capacidade de se desenvolverem. É importante destacar que apesar das limitações existentes essas crianças e jovens cidadãos podem fazer o que qualquer outra pessoa faz, desde que tenham incentivo. Hoje é um grande marco para a educação e espero que o Município continue investindo e apresentando mais propostas nessa área”, destacou.

Queda no analfabetismo

Maceió está em uma situação bem melhor nos índices de analfabetismo se comparado as outras cidades de Alagoas, é o que relata o coordenador de pesquisa do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC), Rafael Osório. “A taxa de analfabetismo de Maceió é próxima da média nacional, mas ainda é muito alta. Maceió tem uma dificuldade adicional que é a migração das pessoas do interior do Estado, que chegam analfabetas. Apesar do índice ainda ser alto, vemos que na rede municipal de ensino a alfabetização tem sido alcançada, isto é, as crianças e os jovens que permanecem na rede de ensino se alfabetizam. E através da pesquisa vimos também que cada vez mais o número de analfabetismo muda de perfil”, explicou.

O evento

O Seminário de Volta às Aulas 2016 teve como tema “O Caminho para a Inserção Educacional de Jovens e Adultos e a Consolidação da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Maceió”. Na oportunidade, também aconteceu a assinatura do Plano de Trabalho Semed/Pnud 2016, que tem como objetivo reafirmar o termo de cooperação entre o Ministério da Educação (MEC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Prefeitura de Maceió.

Fonte: Ascom/Semed