Geral

Sesc Dramaturgias promove curso com o diretor e autor Rodrigo Portella

19/04/2016
Sesc Dramaturgias promove curso com o diretor e autor Rodrigo Portella

Estimulando a invenção, a poesia de novos autores, o projeto Sesc Dramaturgias inicia a primeira etapa do ano, com o curso “Produção em Dramaturgias”. As inscrições são gratuitas e as aulas serão realizadas na Unidade Sesc Poço, no período de 9 a 13 de maio, no horário de 18h30 às 22h.  iniciativa é oferecer técnicas teatrais ( Leitura, Escrita, Corpo e Movimento) e elaborar textos e assim transpô-los para o palco, apresentando ao público de uma maneira poética e literária ideias contidas na obra.

Sobre o curso

O curso terá como facilitador o grande diretor e autor Rodrigo Portella, que tem como destaque mais de 150 prêmios em festivais de teatro nacionais e internacionais. A capacitação é destinada a Dramaturgos, escritores, diretores, atores e pessoas com interesse pela produção de texto teatral, a partir dos 16 anos. A metodologia divide-se em três procedimentos que serão desenvolvidos paralelamente do primeiro ao último dia de trabalho: 1) Exercícios didáticos de escrita; 2) Reflexões conceituais; 3) Prática de criação de texto.

Inscrição

Os interessados podem fazer sua inscrição no site http://goo.gl/forms/WCFmUC1ASI

Sobre o projeto

O projeto Sesc Dramaturgias é realizado em Alagoas desde 1998, através da Rede Sesc de Artes Cênicas composta pelo Departamento Nacional e os Regionais de cada estado, incluindo o Distrito Federal. Com caráter principal na área de Desenvolvimento Artístico Cultural (DAC), promovendo o intercâmbio entre artistas, estudantes e pesquisadores interessados na arte dramática.

Nestes dezoito anos o projeto em Alagoas teve inicialmente edições pontuais, se estruturando sem interrupções desde ano de 2005. Até 2014 o projeto era intitulado “Dramaturgia: Leituras em Cena”, apresentando principalmente as possibilidades poéticas em torno da palavra e do texto teatral. Mas a partir da edição (2015) tendo em vista a explosão de pesquisas associadas ao termo dramaturgia e a respeito da cena, ele passou a ser assinado como “Sesc Dramaturgias” com as vertentes de Leitura, Escrita, Corpo e Movimento. Os profissionais são indicados pelo Departamento Nacional, tendo em vista sua qualificação e relevância da pesquisa e dos trabalhos desenvolvidos na área.

Rodrigo Portella Natural de Três Rios, município do Rio de Janeiro, o autor e diretor Rodrigo Portella dirigiu 20 espetáculos, recebeu mais de 150 prêmios em festivais de teatro nacionais e internacionais, teve duas indicações ao Prêmio Shell (RJ) 2013, Melhor Direção por “Uma História Oficial” e Melhor Texto por “Antes da Chuva”, além de ser indicado ao Prêmio APTR 2010 pelo espetáculo “Na solidão dos campos de algodão”. Entre 1996 e 2008, morou na Cidade do Rio de Janeiro, período em que cursou Direção Teatral na UNIRIO, Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, publicou três textos reunidos no livro “Trilogia do Cárcere” e dirigiu boa parte de seus espetáculos.

Em 2010, decide retornar para a sua cidade natal, onde fundou a Cia Cortejo. Paradoxalmente, é esse retorno que impulsiona com mais força sua carreira. Com os espetáculos da Cia Cortejo, percorreu mais de uma centena de cidades nas 5 regiões brasileiras, fez duas temporadas internacionais (Quito e Buenos Aires), participou dos maiores festivais do país e participou do projeto Palco Giratório em 2015. Rodrigo é também diretor geral do “Off Rio – Multifestival de Teatro de Três Rios”, esse ano em sua 5ª edição.

Fonte: Ascom Sesc/AL