Geral

Bombeiros de Alagoas são vacinados contra a H1N1

19/04/2016
Bombeiros de Alagoas são vacinados contra a H1N1

O Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoa iniciou, nesta terça-feira, 19, a vacinação contra a Inluenza H1N1. A imunização acontece na sede da Superintendência de Saúde da corporação e estendendo-se até esta quarta-feira, 20, das 8h às 12h.

Neste primeiro momento, o processo de vacinação atende o Informe Técnico da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, emitido pelo Ministério da Saúde para o ano 2016. Ou seja, gestantes, idosos, pessoas com doenças crônicas, crianças entre seis meses e cinco anos e trabalhadores da área de saúde fazem parte do grupo prioritário de vacinação.

Apesar do CBMAL não fazer parte do grupo prioritário e pensando no risco iminente que os bombeiros correm diariamente no serviço operacional, uma parceria entre a corporação e a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou, inicialmente, 220 vacinas destinadas aos militares do Grupamento de Salvamento Aquático e aos que concorrem à escala de atendimento pré-hospitalar.

Militares que atuam na Superintendência de Saúde também serão contemplados. A escolha foi motivada pelo contat

A capitã Elaine Monteiro, enfermeira na corporação, explica que há a intenção de expandir o número de vacinas aos bombeiros.

“Entendemos que todos os bombeiros devem ser vacinados. Porém, adquirimos 220 doses porque a demanda está grande no país inteiro. Dependendo do que for atingido na campanha de vacinação, é possível que consigamos mais vacinas em lotes posteriores, quando a secretaria (de saúde) já tiver algum parâmetro da quantidade de pessoas vacinadas”, disse a oficial.

Os bombeiros que não foram contemplados podem procurar o posto de saúde mais próximo para que sejam imunizados contra a Influenza H1N1.

Fonte: Ascom/CBMAL