Geral
Semas promove ação de combate ao trabalho infantil em Maceió
Maceió realiza um trabalho permanente de combate ao trabalho infantil e nesta sexta-feira (15) as ações de identificação e encaminhamentos destes casos, realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foram realizadas no bairro Tabuleiro do Martins, no estacionamento do Makro.
Técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Santa Lúcia fizeram um mapeamento na região de abrangência da unidade, para constatar os locais em que há maior incidência de trabalho infantil na região, a fim de promover ações de combate à prática.
Durante a ação, crianças e adolescentes foram alertados sobre os malefícios do trabalho infantil, por meio do teatro de fantoches. Os jovens entre 14 e 22 anos foram cadastrados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Maceió), para serem encaminhados ao projeto Vira Vida e serem inseridos no mercado de trabalho. Já as crianças encontradas em situação de trabalho infantil serão encaminhadas aos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Semas.
Segundo a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, o objetivo dessa ação é que as crianças e adolescentes que se encontram em condições de vulnerabilidade tenham realmente acesso aos seus direitos. “Só assim teremos a certeza de que os índices de trabalho infantil no município diminuirão”, disse a secretária.
Durante o mapeamento do Creas Santa Lúcia, foram encontradas crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil também nas proximidades do Hiper Bompreço, do Atacadão e do Novo Ceasa. Em todas essas regiões acontecerão ações de combate ao trabalho o infantil.
A ação teve a parceria da Coordenação Geral de Trabalho Infantil da Semas, com ações do Peti Volante, do Serviço de Abordagem do Social do Creas Santa Lúcia e do Cerest/Maceió.
Cras
A temática trabalho infantil foi trabalhada esta semana nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Selma Bandeira, no Benedito Bentes, e Cras Dom Adelmo Machado, no bairro do Prado.
As unidades desenvolveram atividades com as crianças alertando sobre os perigos do trabalho infantil e mostrando para elas que lugar de criança é na escola. Para denunciar crianças em situação de trabalho infantil, a população pode ligar para o Disque 100 ou acionar o Conselho Tutelar mais próximo.
O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.
Vanessa Napoleão - Ascom Semas