Geral
Primeiros Socorros na Escola é tema de curso no Senac Alagoas
Horário de intervalo, horário de saída... É no tempo livre, dentro do ambiente escolar, quando as crianças brincam e correm, um cenário favorável à ocorrência de acidentes que podem deixar sequelas irreversíveis caso o socorro da vítima não seja adequado. Febre alta, crises convulsivas e desmaios são outras situações que exigem dos profissionais que atuam em ambiente escolar conhecimentos sobre as técnicas de atendimento em situações de emergência, gravidade e prestação de cuidados imediatos. A enfermeira e instrutora Virgínia Santana, do curso Primeiros Socorros na Escola, promovido pelo Senac, reuniu algumas dicas sobre esse tipo de atendimento. Confira!
- 1. Evite pânico e mantenha a calma;
- 2. Atente para os números de emergência:
- 192 – SAMU
- 193 – BOMBEIRO;
- 3. Tenha iniciativa e atitudes firmes, mas tome cuidado com suas limitações;
- 4. Atenção para o reconhecimento das lesões a fim de melhor orientar os serviços de emergência e garantir agilidade no atendimento;
- 5. Evite manobras intempestivas, realizadas de forma imprudente e com pressa.
Primeiros socorros são procedimentos que podem ser realizados por qualquer pessoa na intenção de prestar assistência a feridos e acidentados de forma correta, antes do atendimento especializado. Um atendimento adequado depende, antes de tudo, de uma rápida avaliação da situação, que indicará as prioridades ao socorrista. Durante o curso Primeiros Socorros na Escola, os profissionais que atuam em creches e escolas discutem os potenciais de risco mais frequentes no cotidiano escolar, aprendem a identificar situações de emergência, conhecem as técnicas de atendimento a vítimas e os procedimentos de segurança. As aulas serão realizadas no período de 7 a 28 de maio, somente aos sábados, das 8h às 12h, no Senac Poço. Vagas limitadas. Mais informações: (82) 2122.7858.
Fonte: Ascom/Senac