Geral
Turismo do Saber leva estudantes ao Parque Municipal
O primeiro dia de atividades práticas do programa Turismo do Saber foi protagonizado pelos estudantes da Escola Municipal Silvestre Péricles, do tradicional bairro do Pontal da Barra. Para eles, a manhã dessa quarta-feira (13) começou com um agradável passeio pela orla de Pajuçara e Ponta Verde. Sempre acompanhados por professores, coordenadores e guias profissionais da Luck Receptivo, empresa parceira do projeto. Os estudantes puderam contemplar as esculturas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, além de conhecer um pouco mais da história destes alagoanos memoráveis narrada pelos guias.
Durante a caminhada, a pausa para a clássica foto no totem “Eu amo Maceió” não poderia faltar. “Não se trata de um passeio comum. É uma grande aula ao ar livre, pois engloba todas nossas disciplinas. Eles estão realmente muito animados com esse projeto”, destacou Ivaldene Cristina, coordenadora da escola. A educadora destacou também a importância das visitas técnicas do projeto para fixar nas mentes dos pequenos o conteúdo assimilado em sala de aula.
Como parte do roteiro programado, o ônibus seguiu viagem para o Parque Municipal, no histórico bairro do Bebedouro. Para recarregar as energias, nada melhor que um lanche coletivo em meio à natureza. Já no parque, a garotada teve contato direto com a fauna e flora típicas da região. À sombra dos enormes bambuzais que compõem o cenário, os guias da Luck realizaram palestras e esclareceram questionamentos dos alunos acerca da unidade de preservação.
Para Hélio Estevão, guia turístico da Luck, o projeto é importante pois visa resgatar o patrimônio natural e histórico da capital alagoana, através das potencialidades turísticas. “Nada melhor que começar pelas crianças. Eles são curiosos e têm facilidade em aprender. Nosso trabalho é justamente fazer com que eles se tornem multiplicadores de nossas riquezas naturais e culturais”, considerou ele.
Sobre o Projeto
A ação integrada é conduzida pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e conta com a participação das secretaria municipais de Educação (Semed), de Assistência Social (Semas) e de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). O Município também conta com parceiros da iniciativa privada, como o Serviço Social do Comércio (Sesc), Faculdade Estácio FAL e Luck Receptivo
O propósito é promover a sensibilização turística e despertar nos estudantes as oportunidades de inclusão social e econômica através do turismo. Por meio de atividades internas e externas, que englobam visitas técnicas a pontos turísticos, palestras e jogos lúdicos, o Turismo do Saber alia turismo, lazer e difusão cultural com a exploração e estudo das potencialidades turísticas de Maceió.
Na primeira fase do projeto, que se estende de abril a dezembro, serão atendidos cerca de 480 alunos dos 5º anos de oito escolas da capital. No próximo mês, outras crianças terão a oportunidade de desbravar Maceió com o Turismo do Saber.
Ao fim da visita, as crianças participarão de um concurso com o tema Eu amo Maceió. Os vencedores de cada escola concorrerão a prêmios em festa de encerramento do projeto, prevista para o mês de dezembro.
A recordação do dia mágico vai ficar na memória dessas crianças e professores, seja pelo passeio na orla, pelas trilhas percorridas no parque ou mesmo pela água fresquinha que escorria da fonte em meio às rochas.“ Sou de Maceió, mas não conhecia nada disso. Estou adorando! Deveria ter todo mês”, contou o pequeno Caio Nalbert, aluno do 5º ano.
Fonte: Ascom/Semed