Geral

Secretaria de Saúde acolhe novos residentes da Uncisal

15/04/2016
Secretaria de Saúde acolhe novos residentes da Uncisal

Dezesseis pós graduados da Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal) receberam as boas vindas e o acolhimento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no ultimo dia 11. Eles foram os selecionados para participar do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, firmado por meio de convênio entre a instituição e a SMS. São profissionais de oito formações distintas: Psicologia, Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Fonoaudiólogo e Educador Físico.

Durante o período de dois anos, o grupo de 16 profissionais tem duas etapas a cumprir: a primeira, na Residência 01 (R1), eles atuam na Atenção Básica nas unidades dos distritos sanitários da capital (total de oito), mas especificamente adotando as práticas e ações desenvolvidas pelo modelo do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf).

Dos dezesseis residentes, oito ficam com o acompanhamento da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) por um período de 04 meses. Os outros oito ficam na Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Passados os quatro meses de experiência, a equipe troca de lugar, dando a oportunidade de todo o grupo ter vivência nas duas diretorias da SMS.

Nesse estágio R1 a metade dos residentes fica com o acompanhamento das coordenações dos Distritos Sanitários. E a outra parte com o acompanhamento das coordenações dos Núcleos de Vigilância Sanitária. Os distritos e os núcleos onde esses residentes atuam depende das necessidades do território. Os grupos trabalham por quatro manhãs de segunda a quinta-feira. Eles recebem o pagamento de uma bolsa custeada pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

No segundo ano, a mesma equipe cumpre a Residência 02 (R2) e saem da parte prática para trabalhar na gestão. “Mas fortemente no planejamento e nas ações de saúde”, complementa a perceptora da gestão da Uncisal, Emilene Donato, psicóloga e sanitarista, técnica do DAS da Secretaria Municipal de Saúde.

Na etapa R2 os residentes têm a oportunidade de atuar junto a gestão não somente da SMS de Maceió, como também na de Arapiraca, passando também pela experiência na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Quando o grupo de residente passa para a R2, uma nova seleção é feita para o ingresso de novos 16 residentes, que trilham o mesmo caminho.

“Os residentes já são profissionais que estão em pós graduação. É uma experiência muito boa para as duas partes. Para os residentes porque proporciona a eles conhecerem a prática e a gestão do sistema de saúde pública e para a Secretaria porque ganha com mais profissionais na equipe. No final esses profissionais poderão contribuir oferecendo sugestões positivas por terem tido a oportunidade de trabalhar com a prática dos serviços e com a gestão dos mesmos”, ressalta a coordenadora do convênio da Uncisal, Michelle Rocha.

Fonte: Ascom/SMS