Geral

Quarta é dia de Psicomotricidade no Lar São Domingos

14/04/2016
Quarta é dia de Psicomotricidade no Lar São Domingos

No Lar São Domingos, quarta-feira é dia de trabalhar o corpo e a mente com aulas de Psicomotricidade. O responsável pelo projeto é o professor Eduardo Montenegro, que, há mais de cinco anos realiza a sua disciplina, Estágio II, nas dependências da sociedade filantrópica. Semanalmente, cerca de 20 acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas – UFAL põem em prática, na instituição, o que aprenderam em sala de aula.

Segundo o professor, são alunos do 6° ano de Educação Física que, divididos em equipes – cada uma com duas turmas de manhã e duas à tarde –, desenvolvem planos de aula com atividades psicomotoras, inspiradas em algum tema específico.

“Dividimos o semestre em dois ciclos. Eles trabalharam com jogos cooperativos e competitivos e, agora, de abril a junho, estão desenvolvendo atividades do circo e da ginástica geral. Em ambos os ciclos, as crianças e os adolescentes do Lar São Domingos estão sendo trabalhados não só no condicionamento físico como no reconhecimento de valores importantes: a força do grupo, o respeito ao próximo, o controle das emoções, a cooperação mútua, o equilíbrio, a concentração e diversas habilidades são fortalecidos aqui”, concluiu o orientador.

E mesmo sem conhecer todo o preparo que há por traz das brincadeiras, a novata Kássia Crislaine da Silva, de 10 anos, comemorou os efeitos que já começa a notar em si mesma com as aulas de psicomotricidade: “Eu presto mais atenção na sala, quando faço essas aulas!”

Já o acadêmico Felipe Austrelino diz que estagiar no Lar São Domingos é a realização de um sonho: “Estou voltando às origens da família, pois meu pai foi voluntário daqui, como professor de educação física, na década de 80, e sempre me incentivou a dar aula aqui”.

Encantado com a estrutura da instituição – que além da quadra poliesportiva tem um salão coberto e o pátio aberto -, fez questão de ressaltar que este é um espaço muito bom de aprender. “No estágio temos uma experiência totalmente diferente da sala de aula. Aqui os indivíduos tomam forma, cheiro e vontade própria. Assim o aprendizado se torna mais rico”, festejou o estudante.

Fonte: Ascom/Lar São domimgos