Geral
A tocha olímpica chega ao Amazonas
A passagem pelo Amazonas dá continuidade ao roteiro aéreo de 10 mil milhas do revezamento, que começa em Palmas (TO), no dia 11 de junho, e termina em Porto Velho (RO), no dia 22. Em Manaus, fazem parte do roteiro da tocha ícones do turismo local como o Teatro Amazonas, de 1896, símbolo da riqueza gerada pelo Ciclo da Borracha, e a Ponte Rio Negro. Como não poderia deixar de ser em um evento esportivo da dimensão da Olimpíada, a chama iluminará também a Arena da Amazônia, estádio construído para a Copa do Mundo e que agora será também uma das sedes do futebol olímpico.
O grande cenário de celebração da passagem da tocha por Manaus será a Ponta Negra, cartão postal da capital revitalizado com recursos do programa Prodetur do Ministério do Turismo. No dia 20, o revezamento continua em Presidente Figueiredo, município repleto de cachoeiras e possibilidades de convívio com as riquezas da Floresta Amazônica. A tocha se despede do Amazonas em Iranduba, na margem direita do Rio Negro e conhecida pelos hotéis de selva e sítios arqueológicos que abriga.
Manaus recebeu reforço do Ministério do Turismo para, além de destino de natureza e aventura, se consolidar como importante centro de negócios do norte do país. A construção do Centro de Convenções do Amazonas, obra com R$ 62 milhões aportados pelo MTur, é um exemplo desta parceria. No total, os investimentos no Amazonas somam mais de R$ 121 milhões, que custearam também a construção de um centro de artesanato e pousadas comunitárias em Iranduba.
O revezamento da tocha olímpica começa no dia 03 de maio, em Brasília. Até o dia 04 de agosto, véspera do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 percorrerá mais de 330 cidades de todas as regiões do país.
Confira o mapa do revezamento da tocha olímpica, produzido pelo Ministério do Turismo:
https://www.google.com/maps/d/
Fonte: Ministério do Turismo