Geral
Atenção Básica da SMS discute planejamento de ações de saúde
A Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu sua equipe técnica para discutir os direcionamentos do planejamento da programação anual de saúde de 2016, que já conta com várias ações e atividades lançadas no Sistema Informatizado de Planejamento e Orçamento (SIPO) em andamento nesse 1º quadrimestre.
Entre as ações já implementadas pela Coordenação estão o Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica – por meio do e-SUS; as ações de enfrentamento à microcefalia – com a formação do grupo Ciranda do Cuidado e o monitoramento permanente dos casos, em parceria com a Coordenação de Saúde da Criança e o Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD); a articulação para o diagnóstico inicial dos pacientes com suspeita de dengue atendidos nas unidades de saúde; e o monitoramento do Programa Mais Médico, entre outras.
“O monitoramento tem sido fundamental para direcionar o trabalho de nossa equipe e possibilitar a oferta de um serviço de maior qualidade à população”, explica a técnica Maely Nunes, da Coordenação de Atenção Básica.
SIPO – O Sistema Informatizado de Planejamento e Orçamento foi adotado como ferramenta de trabalho pela gestão da SMS em 2014, com o objetivo de agilizar a organização dos serviços, assegurando transparência financeira e os mecanismos de gestão participativa. A medida também é considerada um avanço por possibilitar a descentralização dos serviços, proporcionando a cada coordenação uma maior autonomia para a estruturação do trabalho.
Fonte: Ascom/SMS