Geral

Apicultores de Japaratinga e região participam de oficinas sobre custos

13/04/2016
Apicultores de Japaratinga e região participam de oficinas sobre custos

Na última sexta-feira (08), foram realizadas, na Câmara Municipal de Japaratinga, as oficinas ‘Custos para Produzir No Campo’ e ‘Liderar No Campo’, promovidas pelo Sebrae em Alagoas. As capacitações tiveram o objetivo de orientar, com trabalhos práticos, cerca de 40 apicultores locais e dos municípios de Maragogi e Barra de Santo Antônio sobre conceitos, estrutura dos custos e margem bruta da produção, planejamento, além de características e desafios da liderança.

Os temas foram ministrados pela manhã e tarde por Socorro Casado, consultora credenciada ao Sebrae em Alagoas. Durante a oficina ‘Custos para Produzir No Campo, a consultora abordou aspectos práticos de custos de produção e despesas nos apiários. Já na oficina ‘Liderar No Campo’, os temas propostos abordaram o papel do líder e o planejamento de ações para o alcance de objetivos comuns, além de como o produtor poderia aprender a liderar no seu empreendimento e em associações e cooperativas.

Jacqueliny Martins, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, espera que, após participar das duas oficinas, os apicultores das regiões envolvidas possam transformar seus apiários em negócios prósperos e que gerem maior desenvolvimento para a atividade.

“Após esse trabalho, esperamos que os apicultores trabalhem em suas empresas como gestores, sabendo otimizar os ganhos, conhecendo as despesas e reduzindo-as quando necessário, transformando seus apiários em negócios de sucesso”, destacou Jacqueliny Martins.

Soluções ‘No Campo’

As soluções ‘No Campo’ foram desenvolvidas para o produtor rural da agricultura familiar e de empreendimentos rurais e pensadas para que o conhecimento possa ser aplicado imediatamente e transformado em lucratividade. As oficinas, que usam exemplos da realidade, são cursos rápidos que possuem três, quatro ou oito horas de duração. Além das oficinas, as soluções também oferecem palestras, cursos e consultorias em áreas como Gestão, Empreendedorismo, Associativismo, Liderança e Comercialização.

Cadeia Produtiva da Apicultura e missão para apicultores

O Projeto da Cadeia Produtiva da Apicultura promove diversas ações de fomento à atividade apícola em Alagoas. A próxima iniciativa será uma missão, que contará com 26 apicultores da Zona da Mata, Litoral, Sertão e Agreste alagoanos para o XXI Congresso Brasileiro de Apicultura e o VII Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que serão realizados simultaneamente entre os dias 04 e 07 de maio, no Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste, Salão Icapuí, na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Jacqueliny Martins, analista da UAGRO do Sebrae em Alagoas, ressaltou a importância da participação de apicultores alagoanos neste que é um dos principais eventos do segmento. “Será uma ótima oportunidade para que o público possa participar de palestras, oficinas, exposições e rodadas de negócio e, assim, obtenham mais conhecimento e troca de experiências entre apicultores de todo o Brasil”, concluiu a analista.

Fonte: Agência Sebrae/AL