Geral
CTR de Arapiraca recebe licença prévia para instalação
reunião ordinária do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram).
Em reunião ordinária do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), ocorrida na manhã desta terça-feira (12), foi aprovada a licença prévia para a instalação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Arapiraca.
O empreendimento está localizado nas imediações da Vila São José, entre os municípios de Arapiraca e Craíbas.
Por meio de esforços da prefeita Célia Rocha e do vice-prefeito Yale Fernandes, que no mês passado este reunido, no Centro Administrativo Municipal, com os secretários de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Alexandre Aires, e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), e o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Leão.
Com a decisão do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) em breve, Arapiraca e os municípios da Região Agreste terão uma alternativa que funciona dentro do que prevê as normas técnicas e ambientais para o descarte de lixo.
O local selecionado encontra-se a 15,2 km de Arapiraca com acesso pelas rodovias AL-220 e 215, e trata-se de uma área de 81 hectares com vida útil de 20 anos. A CTR irá receber resíduos sólidos Classe II, que são os lixos domiciliares e comerciais, e também resíduos de Classe II-B, que são da construção civil.
Somente o município de Arapiraca produz diariamente 540 toneladas de lixo.
A empresa Alagoas Ambiental será responsável pela CTR de Arapiraca, a exemplo do que já aconteceu no município do Pilar.
Com a chegada da central, os municípios poderão direcionar seus lixos evitando o descarte em lugares inapropriados.
Fonte: Ascom/Arapiraca