Geral

Comitê de educação integral apresenta projetos para escolas

12/04/2016
Comitê de educação integral apresenta projetos para escolas

A implantação da modalidade de ensino integral nas escolas da rede municipal representa a quebra de paradigmas da educação tradicional e é um ganho para a educação da comunidade maceioense. Desse modo, o Comitê de Educação Integral, composto por vários setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), se reuniu com as representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para discutir os projetos que serão implantados nas escolas de educação integral.

Participam do Comitê de Educação Integral o Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica), o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Diversidade Étnico Racial (Neder), o setor de Educação Ambiental, Tecnologia Educacional, o Departamento de Educação Física, a Coordenação de Alimentação Escolar (Cane), o setor de Arte e Cultura, Apoio Social, Comunicação e o Programa Mais Educação. Cada setor contribuirá diretamente para as ações realizadas nas escolas por meio de propostas alinhadas às suas atividades dentro da secretaria.

A coordenadora do Departamento de Educação Física, Elaine Paccola, fala sobre o projeto desenvolvido por sua equipe que será implantado nas escolas. “O Projeto Viva Bola visa oportunizar às crianças de 4º e 5º anos a modalidade de futsal, através de oficinas nas escolas. Além de tirar a ociosidade dos alunos no contra turno das aulas o esporte servirá como instrumento de inclusão social e melhoria na qualidade de vida.” Salienta Elaine.

Na oportunidade, foi apresentada a atuação do Pnud que assessora a Semed através de um convênio de cooperação para a construção de uma política educacional de qualidade, aos setores que participam do comitê. Também foram apresentados os perfis das cinco escolas que foram recentemente reformadas e atenderão, ainda este ano, a modalidade de ensino integral, são elas: Escolas Rui Palmeira, Jaime de Altavilla, Pedro Barbosa, Marcos Soriano e Elizabeth Anne Lira.

A consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rita Ippolito, enfatiza os benefícios da implantação do ensino integral para a comunidade. “A educação integral tem uma proposta pedagógica diferente, onde há uma reorganização curricular da escola, integrando todos os campos de conhecimento e a junção do saber acadêmico com o saber popular. Desta maneira, o aluno tem o prazer em estar na escola, criando um vínculo com o espaço e com o professor, possibilitando um ambiente favorável para a aprendizagem e contribuindo com seu desenvolvimento cognitivo, físico e psicológico”. Reforça a consultora.

Edileuza Maciel, coordenadora do Programa Mais Educação e integrante do Comitê, fala sobre o surgimento da ideia de implantação do ensino integral nas escolas da rede. “O Programa Mais Educação é uma ação estratégica e indutora para a educação integral, mas para que a educação integral acontecesse, de fato, era necessário uma transformação do programa em uma política educacional. Isso se tornou possível através da vontade política da gestão atual que teve a sensibilidade de perceber a necessidade e importância de escolas em tempo integral na rede municipal de Maceió”. Afirma Edileuza.

Fonte: Ascom/Semed