Geral
Preservação ambiental é tema de oficinas do Serviço de Convivência
Nesse mês abril, os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), estão desenvolvendo atividades socioeducativas voltadas à preservação do meio ambiente.
Crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, no Benedito Bentes, participaram de uma roda de conversa, que abordou a preservação ambiental e mostrou porque é importante conhecer as árvores e outros tipos vegetação da comunidade onde moram.
Além de dicas sobre preservação ambiental, eles também tiveram momentos de lazer. O facilitador de esporte e lazer, Edson Júnior, auxiliou os meninos a utilizarem pedaços de bambus para construir uma trave de futebol. Os adolescentes aprenderam alguns fundamentos do futebol, sua relação com o meio ambiente e fizeram aula de alongamento.
Segundo a coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele dos Santos, o grupo de adolescentes da unidade também está ensaiando a peça teatral “Cidade Poluída”, do facilitador de arte e cultura, Rafael Machado, que abordará a prevenção e cuidados com meio ambiente. “Com essas atividades, queremos promover o acesso à informação, à cultura e à sensibilização dos próprios usuários do Cras quanto à temática”, disse a coordenadora.
A A orientadora social, Luzilda Fernandes, também realizou uma oficina com materiais recicláveis e deu mais dicas sobre preservação ambiental com o grupo de idosas. O Grupo Teatral do Cras Bela Vista também marcou presença no Cras Cidade Sorriso apresentando para as crianças do Serviço de Convivência a peça Dengue ‘O Reino Encantado’.
Já o Cras Fernão Velho, realizou uma oficina falando da importância da coleta seletiva, para que as crianças tenham respeito à natureza e uma consciência ambiental.
Fonte: Ascom/Semas