Geral

Nepaleses conhecem trabalho da Semas em Maceió

08/04/2016
Nepaleses conhecem trabalho da Semas em Maceió

A comitiva de representantes do Nepal e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que estão em Maceió para conhecer as experiências exitosas do Município de redução das desigualdades sociais envolvendo crianças e adolescentes, conheceu parte do trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Eles visitaram, nesta quinta-feira (07), o Restaurante Popular de Maceió e o trabalho desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira, localizado na parte alta de capital.

No Restaurante Popular de Maceió, a comitiva conheceu as instalações do equipamento social que oferta diariamente 1.800 refeições de qualidade com baixo custo. A Semas custeia R$ 3,54 do valor da alimentação e a população paga R$ 3,00 pela comida servida em bandejão. Mais de 500 quilos de alimentos são preparados por dia, na cozinha do ambiente.

A visita ao Restaurante Popular de Maceió terminou com a comitiva degustando a alimentação fornecida diariamente no local. “Convidamos a comitiva para conhecer de perto o trabalho realizado no Restaurante Popular e os integrantes ainda tiveram a oportunidade de almoçar no equipamento social. Servimos a mesma comida ofertada à população, apenas acrescentando pratos do cardápio nepalês, uma vez que culturalmente eles não comem carne vermelha”, explicou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

Para o secretário adjunto do governo do Nepal, Reshmi Raj Pandey, foi uma experiência muito proveitosa. “Gostamos muito de conhecer o Restaurante Popular. A comida é muito rica. Agradecemos por incluirem pratos nepaleses na nossa refeição. Estamos impressionados com a cidade de Maceió e com os serviços oferecidos à população aqui”, ressaltou o representante do Nepal.

Após a visita ao Restaurante Popular a comitiva seguiu até uma Escola Municipal, no bairro do Clima Bom, e depois visitaram o Cras Selma Bandeira, localizado no Bendito Bentes. Na chegada, foram recepcionados pela banda de fanfarra da unidade, formada por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O grupo também visitou a unidade móvel do Cadastro Único que estava no local. A comitiva ainda conheceu os trabalhos artesanais produzidos nos grupos do Serviço de Convivência para idosos do Cras e conversaram com os usuários.

Segundo o representante e chefe da plataforma semiárido do Unicef, Robert Gass, a cidade de Maceió é conhecida pelas boas práticas e é uma cidade amiga da criança. “É uma cidade que tem problemas sociais, mas que tem programas de sucesso. Percebemos a diminuição de taxas de homicídio e de trabalho infantil. Essa forma de trabalhar intersetorialmente de Maceió está funcionando. O governo do Nepal veio buscar essas experiências aqui. A maneira como a cidade trabalha os programas sociais foi um exemplo perfeito”, falou Gass.

Após conhecerem o equipamento social, a secretária Celiany Rocha fez uma apresentação falando sobre os programas sociais desenvolvidos na cidade e a função de cada um. Foram apresentados dados do Restaurante Popular, Cadastro Único, Bolsa Família, Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Benefícios Eventuais, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Unidades de acolhimento. Todos receberam um material informativo, produzido pela equipe da Semas, com dados desses programas  e tiveram suas dúvidas esclarecidas.

“Repassamos para os nossos convidados como é executada a política de Assistência Social em Maceió com seus serviços e programas. Também mostramos o mapeamento social da capital, no qual foi identificado por técnicos da Semas as áreas que apresentam índices de vulnerabilidade e que hoje são acompanhadas pelos programas socioassistenciais. Foi um prazer compartilhar o trabalho que realizamos diariamente com as famílias que se encontram em vulnerabilidade social no município. Que essas experiências possam ser úteis e eles possam utilizá-las no país deles”, destacou Celiany.

No fim da visita, a comitiva foi presenteada com lembranças de Maceió. Os nepaleses também presentearam a secretária, Celiany Rocha e a secretária-executiva do Gabinete do Prefeito e articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Unicef em Maceió, Juliana Vergetti, com porta-retratos típicos da região.

Fonte: Ascom/Semas