Geral

Servidores serão capacitados sobre notificação de violência

07/04/2016
Servidores serão capacitados sobre notificação de violência

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), promove no próximo dia 14, das 8 às 12h, no auditório da SMS, uma capacitação sobre a Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada para os agentes de epidemiologia dos Distritos Sanitários da capital. O encontro é uma realização do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz ligado à Dant.

Rozali Costa, assistente social e coordenadora da Dant, explicou que, na definição de caso de violência, situações suspeitas podem ser consideradas como confirmadas. Ela elenca como os tipos de violência considerados pelo Ministério da Saúde, que precisam ser apontadas na ficha do paciente: violência física, psicológica, sexual, negligência/abandono, trabalho infantil, financeira, tortura, tráfico de pessoas, e intervenção legal e autoprovocada (suicídio).

“A ficha de notificação da violência é um instrumento de proteção. Ela possibilita que a Rede de Proteção à Violência na rede de saúde pública seja acionada, sempre que um caso for notificado. Os dados coletados na ficha servem para implementação de políticas públicas para o enfrentamento desses agravos, que é considerado um problema de saúde pública”, explicou Rozali.

Outras categorias profissionais , como enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nos serviços de saúde, já passaram pela capacitação e a Dant está retomando esses treinamentos em 2016, tendo como público alvo os agentes de epidemiologia e em seguida os agentes comunitários de saúde. Com a ação, pretende-se levar o conhecimento sobre a ficha de notificação de violência interpessoal/autoprovocada, bem como toda a Rede de Proteção e Prevenção as Pessoas em situação de violência, para uma intervenção mais eficaz desses casos.

Fonte: Ascom/SMS