Geral
Sempma e Slum flagram irregularidades em laboratório
Equipes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) realizaram, nesta terça-feira (05), uma operação conjunta de combate ao descarte inadequado de resíduos produzidos em serviços de saúde. A ação foi deflagrada em um laboratório de patologia clínica situado na Rua Pedro Monteiro, no Centro, onde os fiscais dos dois órgãos constataram irregularidades quanto à disposição e acomodação do lixo produzido no local.
“Na semana passada, a equipe de fiscalização da Slum flagrou o material descartado em via pública e hoje, quando voltamos ao laboratório, constatamos que todo o lixo produzido no local estava misturado, comum junto ao infectante, o que não deve acontecer por se tratar de um resíduo hospitalar classificado como de risco e de natureza perigosa. Todo o lixo que estava no laboratório foi condenado, aproximadamente 250 kg, e deve ser recolhido pela empresa especializada como resíduo infectante”, explicou Tavares.
Já em relação à Sempma, o coordenador de fiscalização do órgão, José Soares, explicou que o laboratório foi autuado com base no Código Municipal do Meio Ambiente e, a partir disso, será gerado uma multa que vai levar em consideração a situação constatada durante a inspeção e a quantidade do lixo condenado. A autuação também estabeleceu um prazo de cinco dias para a apresentação de defesa prévia.
Após a inspeção, todo o material condenado foi devidamente recolhido pela empresa contratada pelo laboratório. A administração do estabelecimento se comprometeu em reforçar os treinamentos e conscientização com a equipe operacional para evitar o descarte irregular, assim como garantiu que fará todas as adequações recomendadas, a exemplo da alteração na periodicidade do serviço de coleta do resíduo infectante.
Fonte: Ascom/Slum