Geral

SMS realiza 2º Dia D da vacinação antirrábica no próximo sábado

05/04/2016
SMS realiza 2º Dia D da vacinação antirrábica no próximo sábado

A Coordenação das Ações do Controle da Raiva do Centro de Controle das Zoonoses (CCZ), ligado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que no próximo sábado, dia 09 de abril, acontece o segundo dia D da vacinação antirrábica canina e felina.  O objetivo é vacinar mais 30 mil cães e gatos para atingir a meta do Ministério da Saúde (MS), de 80% dos caninos e felinos.

No último final de semana, primeiro dia D da campanha foram vacinados mais de 90 mil cães e gatos, nos 83 pontos de oferta da vacina na capital. Segundo a coordenadora das ações de Controle da Raiva, Jéssica Carolina Bezerra, com esses animais vacinados a campanha local atingiu um percentual de 64%.

” A Campanha Antirrábica também conta com uma etapa rural, durante toda esta semana com equipes de agentes de endemias visitando residências e pequenas propriedades rurais em localidades mais distantes e de difícil acesso, como nos bairros de Fernão Velho, Ipioca, Pescaria e algumas localidades do Benedito Bentes”, destacou a coordenadora. A etapa rural da campanha será realizada desta segunda-feira (04) até sexta-feira (08).

Cães e gatos só podem ser vacinados a partir de 90 dias de nascidos e a imunização é contraindicada em animais com sinais de doença sistêmica (sarna generalizada, vômito, diarreia e caquexia, entre outras), que tenham tido febre nas 24 horas antecedentes à aplicação da antirrábica ou fêmeas em período de gestação.

Raiva

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves que se tem conhecimento, com taxa de mortalidade de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da existência da vacina e da imunoglobulina, que ajudam a prevenir a raiva humana, ainda morrem de raiva anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo.

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão. No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão.

Fonte: Ascom/SMS