Geral
SMS regulariza fornecimento de fraldas geriátricas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Farmácia e Bioquímica (CFB), normaliza, a partir desta quarta-feira (06), na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), o fornecimento de fraldas descartáveis geriátricas destinadas a pacientes que apresentam incontinência urinária e/ou fecal decorrentes de patologias onde o uso contínuo desse insumo se faz necessário, garantindo a integralidade da assistência e mais qualidade de vida a esse usuário.
Adquiridas por meio de processo licitatório, as fraldas geriátricas chegaram à CAF nesta segunda-feira (04). No local, os cerca de 6.700 pacotes – nos tamanhos Médio (M), Grande (G) e XG (Extra Grande) – estão passando pelos procedimentos técnicos de conferência e inclusão do quantitativo no sistema de dispensação, para que possam ser disponibilizadas aos pacientes com o devido controle do estoque.
Para retirarem o quantitativo a que têm direito, os pacientes devem se dirigir à CAF (situada à Av. Juca Sampaio, 620, no Barro Duro), no horário das 7h às 13h, munido do Cartão SUS do paciente e garantir uma ficha para o atendimento. Os usuários que já retiravam as fraldas regularmente, devem levar também o último recibo de entrega. Diariamente, serão distribuídas um total de 80 fichas.
O fornecimento de fraldas geriátricas é gratuito para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os usuários que necessitam desse insumo devem protocolar na SMS o seu pedido, juntamente com o formulário padrão – a ser preenchido pelo médico solicitante – e a prescrição médica alegando a necessidade do uso pelo paciente. É importante lembrar que os pacientes devem estar dentro da Classificação Estatística de Problemas e Doenças Relacionadas à Saúde (CID-10), onde são estabelecidos os casos onde a utilização de fraldas é necessária.
De acordo com a Portaria Municipal n° 034, o fornecimento de fraldas geriátricas é feito uma vez a cada mês, no quantitativo máximo de 120 unidades, exceto em casos excepcionais, avaliados através de laudo médico.
Fonte: Ascom/SMS