Geral

Mutirão da prevenção ao Aedes aegypti ocorre em São Miguel dos Campos

05/04/2016
Mutirão da prevenção ao Aedes aegypti ocorre em São Miguel dos Campos

Um mutirão de prevenção ao mosquito Aedes aegypti esteve no último sábado (02), no Loteamento Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos. A força-tarefa envolveu colaboradores da Prefeitura Municipal de São Miguel e da InterCement que realizaram ações de conscientização e de combate ao mosquito, vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika.

A programação incluiu panfletagem nas ruas e visitas a residências. O grupo levou cartazes e orientou os moradores sobre as formas de prevenção e combate. Um ponto fixo para coleta de pneus também fez parte do mutirão.

A ação foi bem recebida pela população, que ouviu atentamente as equipes de trabalho e reconheceu a importância de intensificar o combate. Muitos materiais, considerados focos do mosquito, foram descartados pelos próprios moradores.  "É preciso o envolvimento de todos. As pessoas precisam se conscientizar ainda mais", opinou um dos visitados.

O prefeito George Clemente participou da ação e comentou sobre ela. "É um dia simbólico, mas muito importante para cada um de nós, pois representa uma oportunidade de ajudar a evitar a contaminação dos nossos vizinhos, amigos e familiares", frisou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente, também esteve presente apoiando a ação.

A força-tarefa contou com o apoio de instituições como as Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, da Cia. Teatral Palavras Ditas, além de associações e representantes da sociedade civil.

PLANTIO DA CROTALÁRIA

Sendo mais uma forma de combater o Aedes aegypti, foi realizado o plantio da Crotalária, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, do NUCA e da InterCement.

A planta, no período de florescimento, atrai a libélula que se alimenta no mosquito Aedes aegypti – causador da Dengue, da Zika e da Chikungunya - tanto na fase jovem como na fase adulta.

Fonte: Secom/São Miguel dos Campos