Geral
Alagoas recebe Encontro Nacional dos Secovis ate esta terça-feira
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Fecomércio Alagoas estão participando ativamente do II Encontro Nacional dos Executivos dos Secovis do Brasil (II Enesb), entre os dias 3 e 5 de abril, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. O encontro reúne Sindicatos da Habitação de 13 estados mais o Distrito Federal.
Para o coordenador geral da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), órgão consultivo da CNC, e presidente do Secovi Rio de Janeiro, Pedro Wahmann, o setor imobiliário está sentindo bastante a crise econômica e política do Brasil. “O problema é a falta de confiança dos empresários em investir, dos consumidores em comprar, a escassez de financiamento e os juros altos”, observou durante a conferência de abertura do evento.
Especificamente no setor imobiliário, Wahmann classificou os juros altos como um inibidor para os negócios. “Efetivamente o que o Brasil precisa é resolver a questão política. Sentimos no dia a dia o fantasma da inflação”. O conferencista ainda ressaltou que, nesse contexto, os Secovis vêm oferecendo suporte aos empresários do segmento por meio das consultorias jurídicas, acompanhamento legislativo, sistema de pesquisa - que constitui uma ferramenta importante ao aferir os preços - entre outras atividades.
O presidente do Secovi RJ discorre com propriedade sobre as crises que já enfrentou nos negócios e encara com otimismo o cenário futuro ao acreditar que o País ira superar mais esse momento de crise. “Sou empresário há 50 anos e já passei por várias crises. Acredito no Brasil e sei que podemos nos reinventar”, declarou. Ele acrescentou que o Brasil possui uma economia que interessa aos outros países e tem um poder de consumo grande.
A programação do evento conta com a participação do assessor do Departamento de Planejamento da CNC, Leonardo Fonseca, proferindo a palestra “Gestão de Produtos e Serviços”; e do assessor Legislativo da CNC, Ênio Zampiere, como coordenador da reunião do grupo “Noções Avançadas de Acompanhamento Legislativo”.
O presidente do Secovi Alagoas, Nilo Zampiere Júnior, destacou a satisfação em realizar a segunda edição do encontro em Maceió e do desafio dos empresários em conciliar as atividades empresariais e sindicais com o propósito de contribuir para o crescimento do setor.
Presente ao evento, o presidente da Fecomércio AL (entidade à qual o Secovi AL é filiado), Wilton Malta, acredita que as discussões sobre os temas imobiliários contribuirão para elevar a administração do setor, fortalecendo-o para vencer o atual contexto econômico.
Participaram da solenidade de abertura do encontro o vice-presidente da Fecomércio/AL, Gilton Lima; a diretora regional do Senac/AL, Telma Ribeiro; e o diretor regional do Sesc/AL, Willys Albuquerque.
Fonte: Ascom/Fecomércio/AL