Geral
Pioneirismo alagoano em resgate veicular é destacado na abertura do I ENSALV
I ENSALV é promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em parceria com a Comissão Nacional de Salvamento Veicular.
Representantes de 22 estados brasileiros estiveram presentes na solenidade de abertura do I Encontro Nacional de Salvamento Veicular (ENSALV). O evento ocorreu na quarta-feira (30), no auditório do Norcon Empresarial, no bairro de Mangabeiras.
O I ENSALV é promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em parceria com a Comissão Nacional de Salvamento Veicular (CONASV) e conta com palestras, mesas redondas, instruções práticas e, ainda, um grande simulado operacional no estacionamento do Maceió Shopping.
O major Carlos Roberto Rodrigues, presidente da CONASV, lembrou que Alagoas é pioneira em salvamento veicular, sendo um dos primeiros Estados a realizar cursos de especialização, no ano de 2005. Ele relatou que o tenente coronel Carlos Buriti, chegou em um ônibus com 45 pessoas em frente à Escola Superior de Bombeiros (ESB), em Franco da Rocha-SP, para “cortar carros”, disse o major.
“Olho para a plateia aqui e vejo o tenente coronel Buriti, capitão Marcos Paulo, major Pedro Henrique, capitão Cristian Bons, sargento Jefferson. Essa equipe é muito carismática e representa o pioneirismo de Alagoas no que compete a salvamento veicular”, afirmou o presidente da comissão.
Em sua fala, o comandante-geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral da Silva, deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou a realização do primeiro ENSALV em nosso Estado.
“Essa semana é muito especial para nós da corporação, pois estamos concretizando a histórica com a realização do I Encontro Nacional de Salvamento Veicular. A partir de agora nossas instituições estarão juntas pelo aperfeiçoamento técnico de nossos profissionais na área de salvamento veicular, com o objetivo maior de oferecer aos cidadãos um serviço de resgate com o grau de excelência compatível com a dignidade humana”, enfatizou.
PALESTRA
Em sua palestra, após a abertura I ENSALV, o major Carlos Roberto Rodrigues apresentou uma breve análise da situação atual do salvamento veicular no país. Apesar de considerar que estamos melhor agora do que no início dos anos 2000, ele acredita que ainda há o que melhorar em muitos aspectos.
“Devemos enxergar os erros do passado para não repetirmos no futuro. Não podemos voltar a agir como antigamente” disse o oficial, referindo-se a um vídeo em que bombeiros realizavam um resgate sem os cuidados, técnicas e equipamentos de proteção individual adequados.
A padronização de termos e técnicas também foi lembrada pelo major Rodrigues. Ele conta que um mesmo equipamento chega a ter 14 nomes diferentes em território brasileiro, o que pode dificultar a aquisição de certos materiais pelas corporações.
Rodrigues falou ainda sobre o Rescue Days, evento de salvamento veicular que ele e sua equipe participaram na Alemanha. “Tudo que vimos no Rescue Days, trouxemos para o Recue Days Brasil”, disse.
Contudo, a versão brasileira foi além, criando o salvamento veicular submerso, simulando uma situação de desencarceramento embaixo d’água, e o salvamento veicular em veículos blindados. As duas modalidades foram posteriormente agregadas a versão alemã.
PROGRAMAÇÃO
O I ENSALV continua com suas atividades até sexta-feira. As atividades teóricas acontecerão no auditório localizado no Maceió Shopping exclusivo para os bombeiros inscritos no evento. As atividades práticas acontecerão na área externa do mesmo centro comercial, nos dias 31 de março e 1° de abril, das 8h às 18h, com pausa das 12h às 14h para almoço, aberto para observação do público. Será realizado ainda um simulado no dia 1°, às 16h, do mesmo local.
Fonte: Ascom/CBM(AL)