Geral
Parceria com o Instituto Ayrton Senna apresenta bons resultados
Em 2015, o desempenho dos alunos das escolas da rede municipal de Educação melhorou 86%. O resultado é fruto da redução da defasagem idade/série, conquistas que foram comemoradas nesta quinta-feira (31) no auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), durante o encontro de formação dos professores e mediadores que participam dos programas Se Liga e Acelera, do Instituto Ayrton Sena.
O encontro reuniu professores de 18 escolas municipais e proporcionou a troca de experiências das ações desenvolvidas em parceria com os programas, no ano passado. Várias proposições foram debatidas como desafios encontrados, resultados obtidos, perspectivas e sugestões para o letivo 2016.
O trabalho com o Instituto Ayrton Senna foi iniciado no ano passado. Com o objetivo de combater o analfabetismo nos primeiros anos do Ensino Fundamental e realizar a correção de fluxo no ensino fundamental, a parceria prevê material didático para alunos e professores, além de monitoramento e avaliação constantes.
Em 2015, 18 escolas que apresentavam distorção idade/série foram atendidas pelos programas. Para este ano, a previsão é dobrar esse número, confirmando o sucesso da parceria. “Nós obtivemos mais de 80% de aproveitamento dos alunos que participaram do programa. Isso significa muito para a educação do Município e, principalmente, para estes alunos que conseguiram recuperar entre dois ou três anos letivos perdidos e agora podem voltar para o ensino regular, mas desta vez com um incentivo e energia maior.” explica a atual coordenadora do Se Liga e Acelera, na Semed, Paula Panar.
Uma das mediadoras do programa, Fabiana Meneses, fala sobre o papel do mediador na escola. “Nós formamos uma parceira com o professor, que nos envia as fichas de avaliação dos alunos. Então, planejamos e avaliamos as aulas lecionadas e damos o retorno a respeito do que está bom e do que precisa ser melhorado. Assim é possível desenvolver, cada vez mais, as habilidades dos estudantes na leitura, escrita e oralidade”, destaca Fabiana.
“Nossa responsabilidade, parceria, respeito e humanização foram os principais responsáveis pelo alcance dos resultados e esperamos progredir muitos mais e contribuir para o resgate da esperança de um futuro melhor para esses alunos”, ressaltou a mediadora.
Sobre os Programas
O Se Liga é um programa emergencial que atua para combater o analfabetismo nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O objetivo é alfabetizar crianças que repetem de ano porque não sabem ler nem escrever. É feito um diagnóstico na escola, onde são formadas turmas especiais com as crianças que apresentam esse quadro. Assim, elas podem frequentar, posteriormente, o Acelera Brasil e depois retornar à rede regular.
O Acelera Brasil é um programa de correção de fluxo do Ensino Fundamental, que combate a repetência responsável pela distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, pelo abandono escolar. Contribui para que, em um ano, a criança alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade.
Fonte: Ascom/Semed