Geral

Senador Rui Palmeira realiza seminário comemorativo ao Dia Mundial da Água

31/03/2016
Senador Rui Palmeira realiza seminário comemorativo ao Dia Mundial da Água

A Secretaria de Saúde de Senador Rui Palmeira em parceria com o Cactus, Visão Mundial e o Consórcio para Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri) promoveu o 1º seminário comemorativo ao Dia Mundial da Água. O seminário foi realizado no último dia 23, no Espaço Municipal Multieventos e teve a participação dos profissionais da Saúde, Educação, representantes técnicos da SMS, Cactus, Visão Mundial, Condri e grupo “Jovens do Futuro”.

O seminário teve como objetivo disseminar conhecimento para que os profissionais possam realizar uma prática sempre baseada na teoria, buscando dessa maneira realizar o trabalho da melhor forma possível. Os palestrantes foram o educador social, Roberto Tavares e o coordenador da Vigilância Sanitária, Ezequiel de Souza, que enfatizaram a importância da boa administração da água, assim como o cuidado devido para armazenamento e consumo.

Na oportunidade falou-se das enfermidades que podem ser adquiridas por veiculação hídrica e mais uma vez abordado questões quanto ao mosquito Aedes Aegypti, que necessita de água parada e exposta para se desenvolver. O secretário de Saúde, José Marcos, destacou a importância do evento para os profissionais e a população como meio para repassar maiores informações sobre questões relacionados a saúde individual de cada cidadão.

Proteção individual

Durante o seminário, a Secretaria de Saúde fez a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Vigilância Sanitária e Agentes de Endemias conforme estabelecem as Normas Regulamentadoras (NR) da Saúde.

Na oportunidade foi discutido a NR 32 e a coordenadora de Atenção Básica, Isabel Moura, firmou acordo documentado com os profissionais para que os mesmo se conscientizem da importância do uso dos EPIs. Foram entregues fardamentos, botas e protetor solar.

“Compreendo que trabalho se faz com compromisso e seriedade, não só com a população, mas com nossos funcionários, que precisam ter condições de trabalho e prevenidos contra as possíveis patologias que podem lhe atingir”, disse o secretário José Marcos.

Fonte: Ascom/SRP