Geral
Espaço Nascer cria grupo para troca de experiências entre mães de bebês com microcefalia
O encontro da equipe multidisciplinar do Espaço Nascer, Unidade de Referência à Gestante de Alto Risco e Pediatria, com as mães de bebês com microcefalia nesta quarta-feira (30) ganhou mais um importante aliado.
A criação do grupo para sensibilização, fortalecimento de vínculos e troca de experiências foi proposto para que elas possam compartilhar suas experiências frente à maternidade de bebês com essa condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo.
Para dar ponta pé inicial desses encontros, a equipe do Espaço Nascer, inaugurado em janeiro de 2014 com a finalidade de atender e acompanhar o desenvolvimento de crianças especiais, convidou a coordenadora de comunicação da Prefeitura de Arapiraca, Mônica Nunes, para também dar seu depoimento, enquanto mãe de Luiz Felipe, que tem hidrocefalia no primeiro trimestre de gravidez por entendermos que quanto mais precoce for o tratamento, menos sofrerão elas e os bebês”, afirmou Noélia Barbosa, assistente social e superintendente de atenção à saúde sobre o momento delicado em que atravessa o Brasil com o surto de crianças com essa deficiência.
Noélia ressaltou ainda que o olhar diferenciado da saúde municipal sobre as crianças foi potencializado pelo programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), implantado pela Prefeita Célia Rocha.
“Não é fácil, mas ser mãe da Maria Eloíza, bebê de 3 meses com microcefalia, é uma maravilha. No meio de tantas mulheres que tiveram seus filhos no mesmo dia, eu fui a privilegiada. Minha filha, para mim, é como todas as outras crianças ‘normais’”, declarou no final do encontro a babá Maria Patrícia Vieira.
O grupo para fortalecimento de vínculos também está aberto para os pais e demais familiares.