Geral

Comissão define calendário para abertura do Cepa à comunidade

31/03/2016
Comissão define calendário para abertura do Cepa à comunidade

Lançado em fevereiro, com a promoção da 1ª edição da corrida e caminhada, o projeto Cepa Vivo trará, durante todo o ano de 2016, uma série de atividades culturais, esportivas, científicas e de lazer nos espaços públicos do Centro Educacional Pesquisas Aplicadas (Cepa).

De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais e membro da comissão responsável pelo projeto, Ricardo Lisboa, inicialmente está sendo pontuada uma programação bimestral, mas a ideia é a promoção de ações continuadas.

“A proposta é tornar o Cepa um espaço de referência cultural e de lazer, promovendo cada vez mais a aproximação entre escola e comunidade. E, com a atuação dos alunos, professores e instituições parceiras, promover ações e experiências que possam ser referência a outros municípios”, destacou.

A Comissão, que envolve técnicos das Secretarias da Educação, da Cultura; Esporte, Lazer e Juventude; de Prevenção à Violência, juntamente com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Escolar, se reuniu com diretores de escolas do Complexo, na manhã desta quarta-feira (30), para definir a programação do calendário anual e da segunda ação bimestral, marcada para 16 de abril.

As ações acontecerão sempre aos sábados e a programação de abril terá como destaque atrações culturais. “Serão exposições com foco na produção literária”, explicou Ricardo Lisboa.

De acordo com o cronograma, o Cepa estará aberto com outras atrações nos dias 18/06, com festas juninas; 13/08, com exposições de atividades folclóricas; 15/10, com atividades para o dia do professor; e 17/12, com o Natal da Educação.

A Comissão prevê ainda outras ações durante todo ano, marcando datas importantes como o dia do estudante, do meio ambiente, entre outros.

“Precisamos estimular os alunos, através de competições saudáveis com a produção de feiras e campeonatos, e realizar oficinas que promovam o sentimento de pertencimento, destacando que é tipicamente alagoano. Só amamos aquilo que conhecemos. É importante colocar esse sentimento no aluno”, afirmou Lisboa.

Revitalização - O projeto de reurbanização do Cepa visa a integração com a comunidade na promoção à cultura de paz, com a revitalização de todo o complexo. Além da realização de atividades, serão construídas novas áreas de lazer, cultura e de práticas esportivas.