Geral

Missa do Vaqueiro em Santa Luzia acontece dia 3 no sítio do Kiko

29/03/2016
Missa do Vaqueiro em Santa Luzia acontece dia 3 no sítio do Kiko

No próximo domingo, 3, o município de Santa Luzia do Norte será invadido por cerca de 300 vaqueiros, vindo de todas as partes de Alagoas para participar da Missa do Vaqueiro, evento que acontecerá no sítio do Kiko. O evento é organizado por Antônio Pinto de Araújo, conhecido em Santa Luzia como Pitota, um dos principais criadores de cavalos da região.

“Este é o segundo ano que vamos realizar este evento e que conta com o apoio da prefeitura deste município. Esperamos contar com aproximadamente 300 participantes, todos os contatos já foram feitos e vem pessoal até de outros estados”, disse Pitota.

A promessa

A Missa do Vaqueiro de Santa Luzia do Norte é bem diferente das histórias de outras Missas do Vaqueiro, realizado em vários estados, inclusive Pernambuco. A história começou com uma promessa feita a Nossa Senhora. O nosso personagem Pitota foi vitima de um acidente de moto que por pouco não lhe causou a morte. Nos poucos momentos de lucidez no leito de um hospital, ele fez a promessa de que se sobrevivesse ao acidente, todos os anos mandaria celebrar a Missa do Vaqueiro em seu município, e este é o segundo ano do evento.

“Não se trata de nenhuma competição. É um encontro entre vaqueiros católicos que vão participar de uma graça alcançada, feita à Santa Luzia. Será um dia de lazer bastante agradável. O evento acontecerá às 10 horas, no sítio do Kiko. Após a missa, uma apresentação musical com o cantor Júnior dos Teclados. Esperamos contar também com a presença de todos santa-luzienses”, reivindicou Pitota.

Por Cícero Santana